Rio Acre ultrapassa cota de atenção na capital e chega a nível que não alcançava desde 2020 nos primeiros dias de janeiro


Medição das 9h desta segunda-feira (8) chegou a 11,42 metros, acima das duas medições divulgadas no domingo (7). Entre sábado (6) e domingo, nível subiu quase três metros e preocupa autoridades. Nível do Rio Acre começou a subir em dezembro de 2023 e segue em alta
Richard Lauriano/Rede Amazônica Acre
Após subir quase três metros em 24 horas, o nível do Rio Acre segue preocupando autoridades e população na capital Rio Branco. O rio ultrapassou a cota de atenção, que é de 10 metros, e chegou a 11,42 metros às 9h desta segunda-feira (8).
O índice é maior do que as duas marcações registradas no domingo (7), quando o rio chegou a 9,80 metros na medição das 6h e 10,46 metros na medição das 17h. Porém, de acordo com a Defesa Civil Municipal, o monitoramento não será alterado, e somente a partir dos 12 metros a medição passará a ser feita a cada 3 horas.
No entanto, nesta segunda, foram feitas duas medições. Às 6h, o manancial registrou 11,22 metros, registrando um aumento de 20 centímetros em três horas.
Leia mais
Após fortes chuvas, nível do Rio Acre sobe quase três metros na capital acreana
Com quase 100 milímetros de chuva, Rio Branco registra volume 10 vezes acima do esperado para 24 horas, diz Defesa Civil
Em meio a chuvas, Rio Branco tem 61 áreas com risco de deslizamento de terra e Defesa Civil monitora
De acordo com o coordenador do órgão, coronel Cláudio Falcão, o Rio Acre não chega a essa data com um nível tão alto desde 2020, e nunca havia ocorrido até aquele ano.
“Como foi previsto, o nível do Rio Acre ultrapassou a cota dos 10 metros na medição realizada pela Defesa Civil. Na leitura das 17h, o nível alcançou os 10,46m. A cota é de atenção e a prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil municipal, segue em constante monitoramento”, informou o órgão através de uma rede social.
Rio Acre registrou 11,42 metros nesta segunda-feira (8) em Rio Branco
Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco
Ainda segundo Falcão, o volume de chuvas deve continuar influindo no nível do rio esta semana. As cidades de Capixaba e Xapuri têm previsão de chuva para todos os dias, e será preciso verificar se a vazão do rio na capital vai suportar a quantidade.
“De qualquer maneira, a gente tem que verificar a vazão que nós temos. Se nós temos uma vazão suficiente para dar conta disso com a água ou não, se não tiver essa vazão e tiver entrando mais água do que saindo, evidentemente nós teremos mais elevação do que já está”, acrescenta.
Subida de quase três metros
O nível do Rio Acre subiu quase três metros entre a manhã desse sábado (6) e esse domingo (7) em Rio Branco. O manancial saiu de 6,98 metros para 9,80 metros em 24 horas. A previsão da Defesa Civil de Rio Branco era de que o manancial chegasse aos 10 metros no final da tarde de domingo, o que foi confirmado pela medição das 17h.
Ao chegar nesse nível, as equipes já colocam em prática o plano de contingência da Prefeitura de Rio Branco. Por enquanto, a medição é feita às 6h da manhã. Após os 12 metros, as equipes já começam a divulgar a medição de três em três horas.
O coordenador do órgão municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que o nível do rio está alto em Brasiléia (8,25 metros) e em Xapuri (9,94 metros) e que esse aumento interfere no nível do manancial na capital acreana. “Essa água vem para cá [Rio Branco]. Essa subida de quase três metros nas últimas 24 horas é oriunda também dessas chuvas da cabeceira. Em Xapuri tivemos uma elevação maior ainda e essa água vai demorar cerca de três horas para chegar aqui”, destacou.
Falcão disse também que a Defesa Civil já se prepara para buscar espaços que possam ser usados como abrigos públicos e passa a monitorar também as famílias que vivem em áreas de risco. “Tudo isso começa a ser feito a partir de agora. Chegamos na época das chuvas, desde a segunda quinzena de dezembro, como tínhamos previsto, começaram a se intensificar”, complementou.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.