Com bolo, moradores ‘comemoram’ cinco meses de balsa parada em cidade do AC: ‘situação é difícil’


Segundo populares, pelo menos 2 mil pessoas dependem da balsa diariamente em Xapuri e na comunidade da Sibéria. Deracre disse que foi solicitado à equipe técnica rapidez no trabalho para a entrega da nova balsa. Moradores ‘comemoram’ cinco meses de balsa parada em Xapuri
Com direito a bolo e refrigerante, motoristas e demais populares de Xapuri, no interior do Acre, fizeram um protesto nesta segunda-feira (8) em ‘comemoração’ aos cinco meses de balsa parada no município. Segundo André Araújo, um dos organizadores, pelo menos duas mil pessoas dependem deste meio de transporte, todos os dias.
“Uma falta de respeito aos moradores de Xapuri, da Sibéria e 70% da população de Xapuri depende dessa balsa. Mandaram uma nova e está com cinco meses encostada no barranco e está virando museu e uma desconsideração ao nossos impostos”, disse.
LEIA MAIS:
Moradores se juntam e compram peça para motor de balsa que faz travessia no interior do Acre
Com custo de R$ 40 milhões, ponte que vai ligar comunidade isolada a município do AC deve ser concluída no fim de 2024
Questionado sobre qual está sendo o método de locomoção dos moradores, ele disse que a balsa antiga é utilizada diariamente. No entanto, o medo de alagar e de acabar acontecendo uma tragédia é constante. Ainda segundo ele, desde agosto ela está parada e sem explicações da situação.
“A balsa velha o dia todo vive querendo alagar […] está se tornando um pânico essa balsa nas vidas de nós, moradores de Xapuri, entrarmos nela e afundar. Ela tem um motor-bomba que é ligada direto, tirando água dela. É todo tempo com água dentro. A situação é difícil, complicada. Tá virando pânico na população de nós, xapurienses, tanto daqui como da Sibéria que dependem dessa balsa, é você entrar nela e ela afundar, e você morrer em cima dela”, complementou.
Com bolo, moradores ‘comemoram’ mesversário de balsa que está parada em Xapuri
Arquivo pessoal
O g1 entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) para entender a situação atual do transporte fluvial na região. Em nota, o presidente da autarquia, Sócrates Guimarães, disse que está sendo fornecidas ‘condições necessárias de segurança de trafegabilidade no transporte fluvial no rio Acre, em Xapuri’, e que há duas embarcações que fornecem apoio para que a situação não seja prejudicada na região.
“Desta forma, esclarece que a nova embarcação encaminhada ao município tem passado por ajustes essenciais, para em breve ser lançada no rio Acre. O Deracre segue trabalhando para conclusão dos serviços da nova balsa. Para isso, já solicitou solicitado à equipe técnica rapidez no trabalho”, complementou.
Ainda de acordo com a nota, não há comprometimento no fornecimento de serviços essenciais como saúde, alimentação e segurança.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.