Detentos são encontrados mortos dentro de cela após briga em presídio no AC; visitas são suspensas


Segundo o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), presos foram assassinados na manhã desta sexta-feira (26) no Complexo Penitenciário da capital após uma briga no pavilhão K. Dois detentos são encontrados mortos em cela do presídio de Rio Branco nesta sexta-feira (26)
Luana Rodrigues/Rede Amazônica.
Dois detentos foram mortos na manhã desta sexta-feira (26) no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Segundo o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), uma briga foi registrada entre presos da cela 7 do pavilhão K, da Unidade de Regime Fechado (URF), após o retorno do banho de sol.
LEIA TAMBÉM:
Preso que trabalhava em cozinha sai para jogar lixo e pula muro de presídio do Acre; polícia faz buscas
As visitas que estavam previstas para este sábado (27), para os presos do pavilhão onde foram registradas as mortes, foram suspensas por motivo de segurança. Nos demais pavilhões as visitas ocorrem normalmente.
Os presos que morreram durante a confusão foram identificados como Antônio Gedenilson Simplício e Diego Lopes do Nascimento. Na briga, ambos foram agredidos com estoques na Unidade de Regime Fechado (confira abaixo a nota na íntegra).
Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), inclusive a de suporte avançado, foram acionadas para atenderem a ocorrência, mas quando chegaram, os presos já estavam mortos. A Polícia Civil investiga os crimes.
Ainda segundo o Iapen-AC, a possibilidade de rebelião foi descartada. “O Iapen se solidariza com os familiares das vítimas e, no momento, realiza as tratativas para o velório”, complementa.
NOTA DO IAPEN
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que, na manhã desta sexta-feira, 26, após o retorno do banho de sol, houve um desentendimento entre presos da cela, 7, do pavilhão K, da Unidade de Regime Fechado (URF) do Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde dois presos foram agredidos com estoques.
A situação foi contida pelos policiais penais que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atendimento aos presos Antônio Gedenilson Simplício e Diego Lopes do Nascimento. No entanto, tais detentos não resistiram aos ferimentos e morreram. A Polícia Civil investiga o crime.
O Iapen se solidariza com os familiares das vítimas e, no momento, realiza as tratativas para o velório.
Alexandre Nascimento
Presidente do Iapen
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.