Prefeito Bocalom afirma que houve separação na escolha da Realeza para garantir um dia a mais de folia: ‘Não tem nada demais’


Prefeito deu entrevista no Bom Dia Acre nesta quinta-feira (8) e comentou sobre a escolha, pela primeira vez, das Rainhas Trans e Gay separada da rainha do Carnaval e Rei Momo. Segundo Bocalom, escolha deu-se para garantir entretenimento nos dias de festa. Coroas dos vencedores do concurso da realeza em 2023
Aline Nascimento/g1
Após polêmica em torno da separação da escolha da Realeza 2024, a ser feita na sexta-feira (9) com Rainha do Carnaval e Rei Momo, e sábado (10) com Rainha Trans e Rainha Gay, o prefeito Tião Bocalom afirmou, em entrevista ao Bom Dia Acre nesta quinta-feira (8), que a decisão se deu apenas para que a folia ganhe um dia a mais de diversão. Anteriormente, o concurso acontecia no mesmo dia para todas as categorias.
“Eu não vejo o porquê de tanta polêmica a respeito disso. Um dia faz-se uma realeza, e cria-se um novo evento, um evento exclusivo no outro dia. Acho que não tem nada demais aí. Não tem nada mais diferenciado que tenha incomodado para poder fazer isso, não. A equipe se reuniu e achou melhor fazer em dois momentos, que são dois momentos que ficam marcados. Então eu acho que não tem nada demais isso daí. A nossa equipe está trabalhando de forma bem coesa, sabendo o que está fazendo e a gente não tem nenhum problema com isso não. Graças a Deus, pra nós todos somos humanos, todos nós temos os nossos direitos e a prefeitura respeita os direitos de cada um”, declara.
LEIA TAMBÉM:
Após prefeitura anunciar banheiro LGBTQIA+ durante Carnaval em Rio Branco, MPF expede recomendação contra a medida
Com investimento de R$ 1,5 milhão, prefeitura divulga datas e local do Carnaval 2024 em Rio Branco; veja programação
Wanderley Andrade e Rafa do Tambor são atrações confirmadas para Carnaval de Rio Branco; veja programação
Também foi comentado, pelo gestor, sobre a criação do “banheiro da diversidade” para a comunidade LGBTQIA+ durante os cinco dias de folia. Segundo ele, o pedido dos banheiros foi do Ministério Público Federal (MPF-AC) e que a prefeitura só estaria acatando a recomendação.
“O MPF pediu pra colocar os banheiros exclusivos, nós colocamos, atendemos, sem nenhum problema. Tá tudo atendido, conforme orientação do Ministério Público”, disse Bocalom.
Prefeito de Rio Branco fala sobre a programação do Carnaval no Centro da capital
No entanto, a assessora jurídica da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sarah Carvalho, havia dito ao g1 que a recomendação já tinha sido recebida e deverá ser cumprida.
“A intenção da Prefeitura jamais foi causar qualquer constrangimento a todos os gêneros, pelo contrário, a nossa intenção, enquanto Instituição, é garantir o Direito de acesso a todos os cidadãos. Todavia, diante da manifestação do MPF, iremos cumprir fielmente ao recomendado. Estamos aqui para oferecer o melhor à população rio-branquense”, ressalta.
No último dia (5), após a prefeitura anunciar banheiro LGBTQIA+ durante Carnaval em Rio Branco, MPF expediu uma recomendação contra a medida. A criação de um “banheiro da diversidade” havia sido anunciada pelo prefeito Tião Bocalom (PP) no dia (2), durante uma entrevista coletiva. Na ocasião, a Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac) também se manifestou contra a ideia por entender que a medida seria discriminatória.
Confira a programação completa do Carnaval da Família:
Sexta-feira (9):
18h – Escolha das realezas: Rainha e Rei Momo
18h – DJ Emerson Aguiar
19h – Rafa da Bahia
20h30 – Álamo Kário e Banda
22h30 DJ Lauro Félix
22h45 – Hugo Brown
1h – Banda Arregaça-ê
22h30 – Intervalos Dj Lauro Félix
3h – Encerramento
Sábado (10):
18h – Escolha das realezas: Rainha Trans e Rainha Gay
18h – DJ Neto Bacelar
20h – Álamo Kário
22h – DJ Black
22h15 – Wanderley Andrade
0h – Eduardo Casseb
1h – Carlinhos Bahia
22h30 – Intervalo DJ El Mascarado
3h – Encerramento
Domingo (11):
16h – Carnaval infantil e dos idosos: Orquestra Som dos Clarins
18h – DJ Richard Bader
19h – Rafa da Bahia
20h30 – Os Mugs
22h30 – DJ Yuri Vargas
22h45 – Banda Pegada Prime
1h – Levada do Gueto
22h30 – Intervalos Dj Black Junior
3h – Encerramento
Segunda-feira (12):
18h – Alessandro Brain
20h30 – Sandra Melo
22h30 – DJ Marcelo Cordeiro
22h45 – Elias Sarkis e banda
1h – Banda Hitz
22h30 – Intervalo Dj Marcelo Cordeiro
3h – Encerramento
Terça-feira (13):
16h – Carnaval infantil e dos idosos: Orquestra Som dos Clarins
17h30 – Desfile dos Blocos Carnavalescos
18h – DJ Belmont
19h – Rafa da Bahia
20h30 – Ferdiney Rios e Banda
22h30 – Dj Toddynho
22h45 – Sandra Melo
1h – Eduardo Casseb
3h – Encerramento
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.