Cerca de 36 mil alunos do ensino médio de escolas públicas voltam às aulas no Acre nesta segunda-feira (19)


Volta às aulas teve ato simbólico no Colégio Estadual Sebastião Pedrosa (Cesp), em Rio Branco, onde teve 22 aprovados no ensino superior este ano. Retorno às aulas foi feito nesta segunda-feira (19) em todo o Acre; abertura ocorreu na Escola Sebastião Pedrosa
Richard Lauriano/Rede Amazônica
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE-AC) lançou, nesta segunda-feira, o início do ano letivo de 2024 para os estudantes de ensino médio da rede pública. A instituição escolhida para o start na volta às aulas foi a Escola Estadual Professor Sebastião Pedrosa, no bairro Comara, Segundo Distrito da capital, que teve 22 estudantes aprovados, sendo 13 somente no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano na primeira chamada.
LEIA TAMBÉM:
Escola assaltada mais de 40 vezes em 2018 no Acre tem 33 alunos aprovados no Enem
O evento simbólico contou com a presença do corpo docente, técnicos e estudantes, além de representantes da SEE-AC, que explicaram sobre como funcionará o cronograma de aulas neste ano. Pelo menos 36 mil estudantes retornam às salas de aula.
Segundo o secretário Aberson Carvalho, o adiantamento em uma semana no calendário se trata de uma estratégia de planejamento, tendo em vista à necessidade de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ele explicou ainda que no ano passado, o planejamento precisou ser interrompido, por cerca de 30 dias, em razão da enxurrada dos igarapés e da cheia do Rio Acre. Por conta disto, as aulas encerraram no último dia 12 de janeiro.
“Sabemos que quando inicia o ano letivo, o trânsito, [há um] congestionamento, e as famílias precisam passar por uma readaptação. A SEE-AC desde o ano passado estabeleceu duas datas: hoje [19] abre o ensino médio e dia 26 começa o ensino fundamental, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Desta forma, a secretaria vem apresentar seu calendário com encerramento das aulas no dia 20 de dezembro”, complementou.
Egressos foram condecorados com uma medalha de reconhecimento pela aprovação na Ufac em 2024
Richard Lauriano/Rede Amazônica
A diretora da Escola Sebastião Pedrosa, Maria Sandy Guedes, disse que estão com boas expectativas para o ano letivo. Relembrou ainda que o espaço foi usado como abrigo para as pessoas afetadas pela enchente e pararam 14 dias. No entanto, fecharam o ano letivo no dia 5 de janeiro.
“Estamos super felizes, nós trabalhamos a qualidade do ensino, estamos aqui todos os dias para fazermos nossas partes para termos jovens comprometidos que realmente consigam fazer a diferença em suas histórias de vida, como profissionais, e mais tarde dentro da sociedade. O que mais a gente precisa é de pessoas que façam a diferença na Educação”, complementou.
No total, 22 foram aprovados no ensino superior, sendo 13 na Universidade Federal do Acre
Richard Lauriano/Rede Amazônica
Naydson Paes é um dos estudantes egressos que foram aprovados na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ele vai cursar História e frisou a emoção de ter visto seu nome na lista dos selecionados. Para reconhecer o mérito dos aprovados, a escola confeccionou uma medalha para entregá-los.
“Me sinto muito feliz porque sempre fui ‘cria’ da favela. Ser aluno de escola pública e passar numa federal é motivo de honra. A emoção de ver o brilho no olhar dos meus pais, amigos, da minha mãe, pai, dos meus irmãos, é de muita felicidade”, falou.
Naydson Paes é egresso da escola Sebastião Pedrosa e passou em História na Ufac
Richard Lauriano/Rede Amazônica
No total, foram 22 aprovados, sendo 13 em cursos da Ufac como História, Geografia, Engenharia Civil, Nutrição, Economia e Ciências Contábeis. Em faculdades privadas, alunos colecionaram aprovações em Enfermagem, Farmácia e Administração.
Colaborou o repórter Richard Lauriano, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.