Operação da PF-AC investiga fraudes e cumpre mandado em cartório no Amazonas


Operação Tabellarius é um desdobramento de ação da Polícia Federal ‘Brazilian Cricket’, que aconteceu no dia 5 de junho deste ano. Nesta terça-feira (16), foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Pauini, no Amazonas, expedido pela Justiça Federal. Polícia Federal do Acre cumpre mandado em cartório de Pauini no Amazonas
Asscom/PFAC
A Polícia Federal do Acre (PF-AC) desencadeou, nesta terça-feira (16), a Operação Tabellarius e cumpriu mandado de busca e apreensão em um cartório de Pauini (AM). A ação tem como objetivo reprimir a grilagem de terras na região sul do Amazonas e é um desdobramento da Operação “Brazilian Cricket”, que aconteceu no dia 5 de junho deste ano.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A investigação tem como propósito desarticular organização criminosa formada por empresários, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros operadores responsáveis por fraudes em cartórios e em sistemas informatizados da União, além de estelionato e lavagem de dinheiro.
Os elementos colhidos nesta operação apontaram para a existência de matrículas possivelmente fraudulentas, registradas no cartório de Pauini, interior do Amazonas, utilizadas por grileiros na região. Um mandado, expedido pela 7ª Vara Federal do Amazonas, foi cumprido.
LEIA MAIS:
Condenado pela morte de Dorothy Stang é preso em operação da PF-AC contra crimes ambientais
PF combate crimes ambientais no AC e no AM, e prende homem condenado pelo assassinato da missionária Dorothy Stang
O material apreendido na diligência será submetido a análise pela equipe de investigação e a perícia criminal da PF, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.
Brazilian Cricket
No Dia Mundial do Meio Ambiente, houve a Operação Brazilian Cricket, (em tradução, ‘Grilo Brasileiro’), contra uma organização criminosa atuante no sul do Amazonas, formada por uma família de grileiros, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros operadores, responsáveis pela prática de fraudes em cartórios e em sistemas informatizados da União, além de estelionato e lavagem de dinheiro.
Foram mobilizados na operação mais de 40 policiais federais nos estados da Bahia, Amazonas, Tocantins e Acre, que cumpriram três mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, dois deles na Superintendência do Incra, em Manaus.
A investigação é um desdobramento da Operação Xingu que, em agosto de 2023, prendeu um grupo de desmatadores, incluindo um dos condenados pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang.
PF combate crimes ambientais no AC e no AM e prende homem condenado pelo assassinato da missionária Dorothy Stang
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.