Ex-assessor da Prefeitura de Rio Branco é denunciado no MP por assédio sexual


Documento foi entregue ao MP-AC pelas vereadoras Elzinha Mendonça e Lene Petecão, presidente e vice-presidente da Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Rio Branco. Denúncia foi entregue no MP-AC na última quarta-feira (5)
Arquivo/Asscom MP-AC
A Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Rio Branco entregou para o Ministério Público do Acre (MP-AC), na última quarta-feira (5), a denúncia de assédio sexual praticado contra uma servidora da Câmara. O suspeito do crime é o ex-deputado estadual e ex-assessor da Prefeitura de Rio Branco, Helder Paiva, afastado do cargo da gestão municipal na terça (4).
O documento foi entregue pelas vereadoras Elzinha Mendonça e Lene Petecão, presidente e vice-presidente da comissão, ao procurador-geral de Justiça do MP-AC, Danilo Lovisaro do Nascimento, e ao secretário-geral, promotor de Justiça Gláucio Oshiro.
O pedido de afastamento de Paiva foi feito pela presidência da Câmara e encaminhado para a prefeitura no último dia 29. O crime teria sido praticado no dia 7 de junho nas dependências da Casa, quando o ex-assessor aguardava a votação de um projeto da prefeitura em uma das salas de reuniões junto com outras autoridades.
Ao g1, a vereadora e presidente da comissão, Elzinha Mendonça, explicou que a servidora conseguiu relatar aos parlamentares o que tinha acontecido apenas no dia 29 de junho. Ao tomar conhecimento da situação, a Câmara de Vereadores encaminhou um ofício solicitando que o ex-deputado não entrasse mais no local.
“Isso é pouco, no meu ponto de vista diante de uma denúncia muito grave. Fiz uma reunião com a comissão, com a servidora, elaboramos um documento e marquei uma audiência com o procurador-geral do Ministério Público. Elencamos todas as situações com as imagens das câmeras do local e o Ministério Público vai apurar”, destacou.
A reportagem tentou contato novamente com o ex-deputado, mas não obteve retorno.
Servidora foi abraçada por trás
Elzinha repassou alguns detalhes que constam na denúncia. A vítima contou que estava na sala juntamente com o ex-assessor e outras autoridades aguardando a votação na plenária. Durante essa espera, Helder Paiva teria abraçado a servidora por trás e sussurado palavras de baixo calão em seu ouvido.
A vítima relatou ainda que a única reação que teve foi empurrar o ex-assessor e dizer que ele a estava assediando. O assédio teria sido presenciado pelas pessoas que estavam na sala.
“Colocamos no documento conforme ela falou e tenho certeza que o Ministério Público, por ser uma entidade muito séria, irá apurar de fato o que aconteceu. Ela será chamada, será ouvida e as demais pessoas que estavam próximas a ela”, complementou a vereadora.
Vítima pediu afastamento
A vereadora revelou também que a servidora pública pediu afastamento das funções e está fazendo tratamento psicológico. A Câmara de Vereadores de Rio Branco presta auxílio e apoio psicológico à vítima
“Ela está com laudo psiquiátrico. Mesmo que a gente tenha avançado nas leis, mas estamos muito longe ainda de termos essa condição de nos defender e quando acontece uma situação desta, precisamos nos unir e buscar ajuda e de forma alguma podemos permitir que isso aconteça, principalmente dentro de uma Casa Legislativa”, concluiu.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.