SC Que Dá Certo na Grande Florianópolis aborda desafios para começar no empreendedorismo


Três empreendedores da região compartilharam sobre as suas trajetórias no quinto painel deste ano; evento aconteceu em São José. Painel SC Que dá Certo acontece em São José
Ana Maria da Silva Scheidt, Bruno Pauli e Ismael Corrêa são empreendedores de ramos diferentes que enfrentaram o mesmo desafio: a dificuldade de iniciar um negócio. Considerando erros e acertos, eles compartilharam sobre as suas trajetórias no quinto painel do SC Que Dá Certo 2024, que aconteceu em São José, na Grande Florianópolis, na última terça-feira (6).
Os cases de sucesso da região foram apresentados para cerca de 150 pessoas presentes no Auditório Walter Osli Koerich, no K-Platz Center. O evento contou com a mediação do apresentador da NSC TV Fabian Londero.
O SC Que Dá Certo é uma iniciativa da NSC voltada ao empreendedorismo do estado. Em 2024, o projeto tem como conceito um caleidoscópio, objeto que permite observar a mesma cena por diferentes perspectivas.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Porto Nobre
Ana Maria da Silva Scheidt, sócia-administrativa da Porto Nobre, iniciou a fala do painel. A sommelière expôs sobre a dificuldade de uma mulher trabalhar no setor de bebidas alcóolicas. Quando fundou a loja especializada em vinhos e espumantes, em 2017, ela enfrentou resistência de clientes e fornecedores.
Outros desafios também surgiram, mas Ana descobriu que é necessário, primeiramente, aprender a se posicionar e amadurecer: “A gente tem que mostrar que sabe para poder fazer parcerias estratégicas, construir confiança e atrair clientes”.
Ana Maria da Silva Scheidt, sócia-administrativa da Porto Nobre
NSC TV/Reprodução
Segundo Ana, as etapas do processo de empreender se iniciam pela evolução pessoal, com muito estudo e saindo da zona de conforto. Assim, o desenvolvimento da empresa ocorre de maneira natural.
Além disso, a empresária disse que é fundamental se diferenciar para atrair clientes. No caso da Porto Nobre, o diferencial está presente principalmente em três pilares: produtos, atendimento e gerar movimento.
Grupo 4B
O segundo painelista, Bruno Pauli, CEO do Grupo 4B, explicou que o início da sua história como empresário foi muito difícil. Mas ele procurou empreender no segmento que mais domina, que é o de móveis planejados. Hoje, o grupo comanda quatro marcas, que são: Pauli Móveis, Corte Rápido, Impulse e Mobyllar.
Bruno recomendou verificar se o negócio é escalável e ficar atento à margem de contribuição. “Às vezes, tem alguma questão desleal no segmento, mas sempre pense em margem. Agregue valor ao seu produto, porque senão você terá problema na última linha”, destacou.
Bruno Pauli, CEO do Grupo 4B
NSC TV/Reprodução
O empresário ainda falou sobre a importância da recorrência em um negócio. No caso do Grupo 4B, foi necessário adicionar o sistema de franquia para que se tivesse o modelo de negócio de recorrência.
A apresentação finalizou com a dica para que cada empresário acompanhe de perto o que está acontecendo na sua empresa. “Tem que dar autonomia, tem que delegar, mas tem que vigiar e acompanhar o que está acontecendo”, disse Bruno.
Exclusiva Colchões e Sofás
Ismael Corrêa, sócio-proprietário da Exclusiva Colchões e Sofás, encerrou o painel. Segundo ele, a empresa iniciou em 2014 com o propósito de oferecer um produto de qualidade e com preço justo.
A palestra de Ismael abordou sobre a importância de se reinventar, citando duas situações envolvendo a Exclusiva. A primeira aconteceu em 2019, quando o empresário começou a vender estofados e percebeu que deveria ter lojas maiores e aumentar a variedade de produtos disponibilizados.
Ismael Corrêa, sócio-proprietário da Exclusiva Colchões e Sofás
NSC TV/Reprodução
O segundo momento de reinvenção mencionado se deu durante a pandemia de Covid-19, com o sistema de atendimento e vendas se voltando para o formato digital. Atualmente, a Exclusiva possui uma loja virtual que entrega para os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O empresário ainda destacou que a coragem e a confiança na equipe de trabalho foram peças essenciais para o seu negócio prosperar: “A gente sempre teve coragem de crescer, renovar e acreditar demais no trabalho das pessoas”.
📅 Agenda do SC que Dá Certo
O último painel deste ano acontecerá em Joinville, no dia 20 de agosto. As vagas são gratuitas e limitadas. Clique aqui para se inscrever.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Bookmark the permalink.