Chuvas afetam moradores do Espírito Santo


Nos primeiros 9 dias de 2025, em boa parte do estado, já choveu mais que o esperado para todo o mês de janeiro. Chuvas afetam moradores do Espírito Santo
Reprodução/TV Globo
A chuva forte também castiga moradores do Espírito Santo.
O barranco cedeu e atingiu a casa onde um casal dormia com os filhos. As crianças, de 2 e 3 anos, ficaram feridas, mas sem gravidade. O deslizamento aconteceu de madrugada na cidade de Santa Maria de Jetibá, na região central. Além dessa família, mais de 300 pessoas precisaram sair de casa no Espírito Santo por causa das chuvas esta semana.
Na região metropolitana, as cidades fizeram investimentos em grandes obras para evitar os alagamentos. Vitória, por exemplo, tem cinco estações de bombeamento e está construindo mais uma com capacidade de escoar dois milhões de litro de água por minuto. A água que é retirada das ruas e despejada no mar.
No Espírito Santo, a maior preocupação é com as cidades do interior, onde há rios por perto
Na cidade de Linhares, o rio doce ultrapassou nesta quinta-feira (9) a cota de inundação e alguns moradores estão sendo retirados de casa.
Na região central do estado, o rio Santa Maria da Vitória transbordou nesta quinta-feira (9), inundou a cidade e passou por cima da rodovia, impedindo o acesso ao município de Santa Leopoldina.
“Está tudo assim, lá para baixo, está doido, nunca vi assim, cruz credo”, relata um motociclista.
Chuvas afetam moradores do Espírito Santo
Reprodução/TV Globo
Cidades foram inundadas também no sul do estado. No município de Alegre moradores contam que perderam tudo.
“Dentro da minha casa não sobrou nada, a geladeira caiu no chão, não sobrou nada”, diz o ajudante, Natal Júnior da Silva.
No noroeste, perto da divisa com Minas Gerais, a cidade de Baixo Guandu ficou debaixo d’água. Nesses primeiros 9 dias do ano, em boa parte do Espírito Santo, já choveu mais que o esperado para todo o mês de janeiro.
“A chuva está sobre todo o estado. Então especialmente, aqueles que tem córregos, cursos d´água, a possiblidade de transbordamento é grande. Toda a atenção é pouca, especialmente para quem mora nesses locais”, afirma o coordenador da defesa civil.
LEIA TAMBÉM
Chuva transborda rios, alaga ruas e deixa crianças feridas após casa desabar na região das Três Santas, no ES
Vídeos mostram enchentes que causaram destruição e tiraram moradores de casas no ES
Bookmark the permalink.