‘Extremamente profissional’, diz colega de trabalho do piloto que morreu em explosão de avião em Ubatuba, SP


Aeronave pilotada por Paulo Seguetto, de 55 anos, levava casal com dois filhos e tinha saído de Mineiros (GO). Família sobreviveu ao acidente nesta quinta-feira (9). Parente prestou homenagem à vítima. Piloto que morreu em explosão de avião em Ubatuba, SP, era experiente, diz amigo
O piloto Dado Santa Fé classificou o colega de trabalho Paulo Seguetto, que morreu na explosão do avião que pilotava em Ubatuba (SP) nesta quinta-feira (9), como “extremamente profissional”.
“Ele era um piloto profissional, preparado para trabalhar, conhecia a profissão, cumpria as regras, experiente, realmente uma perda lamentável”, disse.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo Santa Fé, o piloto era ótima pessoa e apegado à família. Natural de Ribeirão Preto (SP), Seguetto tinha 55 anos. Ele estava na aviação desde 1997, atuou como co-piloto na Passaredo, atual Voepass, e deixou a companhia há 11 anos. Desde então, se dedicava a voos particulares e, nos últimos anos, trabalhava em Goiás.
“De fácil lida, um cara família. Como pessoa, uma ótima pessoa, e como profissional, um piloto extremamente profissional. É realmente uma pena o que aconteceu.”
Nas redes sociais, um membro da família Fries, dona do avião, agradeceu ao piloto por salvar os parentes que estavam na aeronave.
“Gratidão eterna por salvar minha família. Descanse em paz nosso herói, amigo comandante. Nosso porto seguro em cada voo que fazíamos, ao seu lado em cada subida e descida”, escreveu Crystopher Fries.
Membro da família Fries, dona do avião que explodiu em Ubatuba, SP, presta homenagem ao piloto Paulo Seguetto
Reprodução/Instagram
O corpo de Seguetto deve ser enterrado em Ribeirão Preto nesta sexta-feira (10), onde mora a família dele. O sepultamento está previsto para acontecer no Cemitério Parque dos Girassóis, na zona Sul. O horário não foi informado.
LEIA MAIS:
Quem são o piloto morto e a família de fazendeiros que sobreviveu à explosão de avião em Ubatuba
Avião em Ubatuba: veja vídeos do acidente em praia do litoral de SP
Avião com 5 pessoas explode em Ubatuba e para na praia após ultrapassar pista do aeroporto
Cessna que se acidentou precisaria de pista maior que a de Ubatuba para pousar
Tragédia aérea
O acidente aéreo aconteceu na manhã desta quinta-feira em Ubatuba, na Praia do Cruzeiro.
A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou ao g1 que o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros (GO), e tentou pousar em Ubatuba, mas que “as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”.
Ainda não há informações oficiais sobre a causa do acidente. No entanto, dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto indicam que o Cessna Citation precisaria de uma pista mais longa do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança.
Vídeo mostra queda de jatinho em Ubatuba
Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo em Ubatuba, passando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas (veja acima).
Segundo a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, uma pessoa que passava pela orla no momento do acidente ficou ferida. A prefeitura, que inicialmente tinha informado sobre três feridos que não estariam no avião, disse que uma mulher torceu o pé ao correr e precisou ser atendida.
Cinco pessoas estavam na aeronave e uma foi ferida em solo:
O piloto Paulo Seguetto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação;
Os passageiros resgatados são duas crianças e o casal Mireylle Fries e Bruno Almeida Souza, moradores de Mineiros;
Uma pessoa que estava na orla foi socorrida pelo Samu e teve uma fratura.
Mireylle Fries, o marido Bruno Almeida Souza e os filhos. Família sobreviveu a acidente aéreo
Reprodução
O avião, modelo 525 com matrícula PR-GFS, pertence à família Fries, conhecida no interior goiano por sua atuação na agropecuária. A aeronave foi fabricada em 2008 pela empresa Cessna Aircraft e tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Em nota ao g1, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Bookmark the permalink.