Saúde mental: ‘É importante entender que você não está sozinho e pode procurar ajuda’, alerta psicóloga


Compreender que sair do sofrimento psíquico requer ajuda profissional é o primeiro passo. Saúde mental merece tanto cuidado quanto a saúde física
Divulgação
No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o incentivo à busca por atendimento especializado é intensificado em todo o Brasil, em especial, na rede de saúde pública, e não por acaso, afinal, tão importante para a manutenção da saúde geral do ser humano quanto a prevenção de doenças que apresentam sintomas físicos nos pacientes é a saúde mental.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para a psicóloga da da UBS Amparo/Conquista, em Santarém, no oeste do Pará, Maria da Conceição Figueira da Silva, cuidar da saúde mental e emocional juntamente com a saúde física possibilita mais qualidade de vida e bem-estar ao indivíduo. Por isso, é importante a observação constante de sintomas que possam estar associados a transtornos mentais, como ansiedade, depressão e bipolaridade, por exemplo. E o primeiro passo em busca da melhoria da qualidade de vida é buscar o atendimento especializado.
“Às vezes a pessoa fica muito presa ao problema, achando que o problema não tem solução. Mas é preciso entender que para todo problema existe uma solução. Então é importante cuidar, entender que você não está sozinho e que pode buscar ajuda, e inclusive existem tratamentos gratuitos em unidades básicas de saúde de Santarém”, destacou a psicóloga.
Maria da Conceição Figueira da Silva reforça que em Santarém, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, CAPS II, CAPS AD III e CAPSi) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Floresta, Conquista, Livramento e Aparecida/Caranazal oferecem suporte especializado gratuito, proporcionando acolhimento e acompanhamento para pessoas de todas as idades.
CAPS i atende crianças e adolescentes com sofrimento psíquico
Agência Santarém/Divulgação
Acompanhamento
Pacientes diagnosticados com transtornos mentais devem fazer acompanhamento médico especializado. A presença desses transtornos tem impactos reais na rotina de milhares de homens e mulheres. Por isso, é fundamental dar a atenção necessária a essa pauta.
Maria da Conceição Figueira da Silva explica que por meio de acompanhamento psicológico, o profissional especializado poderá indicar intervenções medicamentosas e métodos de tratamento ideais para cada caso, levando em consideração o histórico do paciente. E enfatiza que as pessoas precisam perder o medo de buscar o serviço de saúde e contar o que sentem.
“Procure um enfermeiro, procure o médico, diga o quanto você está precisando conversar, desabafar. às vezes você não consegue falar com um amigo ou um familiar por ter medo de não ser compreendido. O atendimento psicológico é justamente onde você pode estar sendo ouvido sem ser julgado. O que você conversa com o profissional fica ali, porque existe o código de ética, que é o sigilo, que vai resguardar tudo o que você conversar”, ressaltou a psicóloga.
Veja onde buscar atendimento psicológico em Santarém
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) – localizado na Travessa Silva Jardim, 1126, bairro Aparecida, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A unidade oferece apoio psicológico a crianças e adolescentes, de 2 a 17 anos, que enfrentam transtornos mentais, como esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno de estresse agudo e pós-traumático, transtorno depressivo e transtorno obsessivo compulsivo.
Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de nascimento, carteira de vacinação e uma foto 3×4.
Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) – localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, bairro Aparecida, funcionada 24h, com atendimento geral das 7h às 18h; após esse horário, os serviços são restritos aos pacientes em hospitalidade. Se destina ao atendimento de pessoas que enfrentam problemas de saúde mental relacionados ao uso de substâncias.
Documentos necessários: Para se cadastrar, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) – Unidade do Governo do Estado, está localizada na Rua Afonso Pena, 48, Santa Clara, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Atende pessoas de todas as idades com transtornos mentais graves e persistentes, proporcionando um espaço seguro e acolhedor.
Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
UBS’s
Quatro Unidades Básicas de Saúde em Santarém oferecem consultas psicológicas e realizam encaminhamentos, se necessário:
UBS Floresta: Atendimento para pacientes das zonas Central e Sul.
UBS Aparecida/Caranazal: Atendimento para pacientes da Zona Norte.
UBS Livramento: Atendimento para pacientes da Zona Leste.
UBS Conquista: Atendimento para pacientes da Zona Oeste.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.