Após período de declaração do IR, Receita Federal no Acre alerta para golpes


Órgão relata que criminosos entram em contato com possíveis vítimas avisando sobre supostos erros na declaração. O objetivo é obter informações pessoais de quem clica nos links enviados. Golpistas fazem contato citando supostos erros na declaração
Reprodução/Receita Federal
O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda em 2023 encerrou na última quarta-feira (31). No Acre, a Receita Federal recebeu no Acre 104.968 declarações superando em mais de 100% a expectativa, que era de 103.183 documentos.
Leia mais
Receita Federal recebe mais de 104,9 mil declarações do imposto de renda no Acre e supera expectativa
A um dia do fim do prazo, mais de 10 mil contribuintes ainda não fizeram a declaração do IR no Acre
Porém, a Receita alerta que golpistas têm se aproveitado do período para ter acesso a dados e informações pessoais de contribuintes. Segundo o órgão, os golpes consistem em supostos avisos de erros na declaração que precisam ser corrigidos. Para fazer a correção, é necessário que as pessoas acessem um link enviado pelos criminosos.
“Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”, alerta a Receita.
A Receita reitera ainda que não entra em contato via e-mail ou mensagem de texto para comunicar sobre erros na declaração, e lista as seguintes orientações:
Desconfiar de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda
Não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais no dispositivo
Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário
Verificar a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal
A instituição ressalta que utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.
Correções
Sobre possíveis retificações necessárias nas declarações do IR, a Receita explica que quando são detectadas informações diferentes nas declarações entregues e na base de dados, o documento é enviado para análise mais minuciosas, a chamada “Malha Fina”.
Nesses casos, é preciso enviar uma retificação através da página disponibilizada no site oficial.
“Se a declaração está em malha porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa, pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação”, orienta.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.