Sobe para 15 o número de mortos pelas enchentes no início de 2025 em Minas Gerais


Só nos primeiros 15 dias de janeiro, pelo menos 31 cidades já decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública no estado. Sobe para 15 o número de mortos pelas enchentes no início de 2025 em Minas Gerais
Reprodução/TV Globo
Subiu para 15 o número de mortos pelas enchentes em Minas Gerais nesse início de 2025.
Engenheiros do Crea, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais, começaram a avaliar a situação do solo e de imóveis em áreas de risco em Ipatinga, no leste do estado. Os deslizamentos de terra e alagamentos mataram dez pessoas na cidade.
Em todo o estado, subiu para 15 o número de mortos, vítimas das chuvas em janeiro. No Serro, região central de Minas Gerais, uma mulher de 83 anos foi arrastada pela enxurrada quando tentava atravessar um córrego na zona rural da cidade.
“A gente está vendo muita infiltração de água das próprias residências, o uso indevido, jogando a água indevida no terro do lado. Isso causa uma certa saturação do solo”, comenta o engenheiro geotécnico, Jeffiter Oliveira.
Em todo o estado, subiu para 15 o número de mortos, vítimas das chuvas, em janeiro. No Serro, região central de Minas, uma mulher de 83 anos foi arrastada pela enxurrada, quando tentava atravessar um córrego, na zona rural da cidade.
Só nos primeiros 15 dias de janeiro, pelo menos 31 cidades já decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública em Minas Gerais. A preocupação é grande, principalmente nas áreas de encostas, onde o solo está mais encharcado e podem acontecer novos deslizamentos.
O governo de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (15) ações para ajudar as cidades atingidas pela chuva.
“Solicitamos ao BDMG linhas de crédito para que essas empresas não tenham a sua operação, a sua continuidade prejudicada. Uma linha de crédito para as prefeituras utilizarem na construção de residências em áreas que não são zona de risco”, diz o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo.
A Defesa Civil emitiu alerta extremo na noite de terça-feira (14) para os moradores de Divinópolis, no centro-oeste mineiro. A inundação arrastou carros, invadiu casas, lojas, derrubou muros e arrancou o asfalto de uma rua.
Água inundada após chuva em MG
Reprodução/TV Globo
A rua onde fica a academia da Fabiana Martins foi uma das mais atingidas. A água chegou a quase 2 m de altura.
“Foram mais de 31 pessoas ilhadas. Pessoas ficaram preocupadas, principalmente porque a gente estava com os idosos. Nós temos vários protocolos de segurança e sistemas de defesa da água, porém o volume ultrapassou algo que não tinha ocorrido antes e ultrapassou todas as contenções”, conta.
LEIA TAMBÉM
Em MG, chuvas deixam 58 municípios em situação de emergência ou calamidade
Temporal arrasta carros e deixa ruas alagadas em diversos pontos de Divinópolis
Bookmark the permalink.