Lojistas prejudicados no incêndio em Blumenau destacam sensibilidade e apoio da população

Lojistas foram pegos de surpresa com o incêndio que atingiu um imóvel histórico na rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Alguns proprietários já contabilizam os prejuízos causados na quinta-feira (23), enquanto outros ainda aguardam perícia para fazer o levantamento.

Foto de lojas destruídas por incêndio em Blumenau na rua XV de Novembro

Novo foco de incêndio foi registrado nesta manhã de sexta-feira (24) – Foto: Pedro Mariano/NDTV

Entre os empreendimentos afetados está o “Mundo Lolita”. Com 18 anos de história, a loja foi consumida pelas chamas que iniciaram no piso superior do imóvel, onde ficava um brechó da Catedral São Paulo Apóstolo.

Camila Becker, proprietária da loja, contou que ficou sabendo da situação por sua gerente, que relatou o ocorrido por meio de áudios, em estado de choque.

“A parte de cima foi totalmente tomada pelo fogo, e a parte de baixo a gente ainda não sabe se ficou alguma coisa”, disse.

Bombeiros atuando na ocorrência ao longo de quinta-feira

O incêndio iniciou em um brechó da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo, na parte superior da estrutura, na rua XV de Novembro – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

A empreendedora ainda não tem uma estimativa do prejuízo sofrido, sem saber quanto do estoque foi afetado. A loja tinha seguro, e agora aguardam o laudo para poder acessar o local e fazer o levantamento do que foi perdido.

“Para ver se sobrou alguma coisa e aí entender o que a gente vai conseguir reverter do prejuízo, quanto tempo que a gente vai ter que esperar para ter a loja ali novamente. Ainda é muito cedo para a gente saber quais serão os próximos passos”, relatou Camila.

O momento, apesar de triste, mostrou a empatia das pessoas, que prestaram mensagens de apoio e se colocaram à disposição para ajudar na reconstrução da loja.

“Muita gente sentiu e a gente está recebendo uma rede de apoio enorme. Muita gente se sensibilizando, oferecendo ajuda pra limpar, pra tirar as coisas, até pra estúdio caso a gente precise fotografar produto. Meninas querendo fazer parceria sem custo, enfim, muita gente mandando boas vibrações, energias positivas, muito carinho, isso é o que tem deixado mais leve esse processo”, destacou.

Nas redes sociais, muitas pessoas deixaram mensagens de apoio e carinho, o que tem gerado grande emoção nos envolvidos com a loja, que há 18 anos faz parte da história do imóvel atingido.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mundo Lolita BLUMENAU (@mundololitablu)

Lojista teve prejuízo estimado em R$ 500 mil com incêndio na rua XV de Novembro

Um dos lojistas afetados, Yuri Krieger, contou ao portal ND Mais ter sofrido um prejuízo estimado em R$ 500 mil com a perda da loja de maquiagem, que ficou completamente destruída.

Loja de maquiagem e demais estabelecimentos destruídos por incêndio

Estrutura histórica foi atingida por incêndio nesta quinta-feira (23) – Foto: Gabriel Langaro/NDTV Record

Krieger relata que foi informado sobre o incêndio no Centro de Blumenau por volta das 15h50, quando recebeu uma ligação de suas funcionárias.

“O relato das meninas foi de que quando perceberam o fogo que vinha do forro, não deu mais tempo de pegar nada. Veio fogo e fumaça preta, tanto que não conseguiram nem pegar seus pertences, perdem até o celular e bolsa”, disse.

No lugar onde antes havia a loja D’ela Makeup, restaram apenas destroços. Todos os móveis e produtos foram queimados. “Não sobrou um batom”, lamentou Krieger.

Apesar dos danos materiais, o lojista ficou aliviado por não haver feridos na ocorrência de incêndio. “Tenho uma sequência de mensagens e fotos da líder de loja e, em menos de 2 minutos, o fogo tomou conta do local. Foi absurdo o poder do fogo”.

Estrutura histórica consumida por incêndio em Blumenau

Lojas em famosa rua no Centro de Blumenau foram consumidas por incêndio – Foto: Gabriel Langaro/NDTV Record

Locatário lesado pelas chamas, o lojista diz ter assumido a administração no local há três anos, mas que o estabelecimento já contava com mais de 7 anos de história.

Yuri comenta ainda que o psicológico segue extremamente abalado, mas que segue com força, na certeza de que poderá reconstruir seu negócio.

“Recebemos muitas mensagens de amigos e próximos querendo ajudar em algo. O que todos podem fazer é prestigiar nossa outra loja quase de frente com a que foi queimada. Cada venda e cada cliente novo ou antigo será muito importante para reconstrução”, completou.

Cafeteria está entre os estabelecimentos atingidos na rua XV de Novembro

Em entrevista para a NDTV Record Blumenau, Elaine Francieli Dacychen, proprietária do Mini Café Mami, contou que estava atendendo uma cliente quando uma funcionária de outra loja perguntou se ela estava sentindo um cheiro de queimado.

Elaine disse não ter percebido, mas subiu até o segundo piso para conferir, foi quando sentiu o cheiro.

“E realmente eu senti um cheiro de queimado. Eu ouvi as meninas de cima da loja da ação social da igreja, que é um brechó aqui, gritando por socorro, e nisso a fumaça já veio e a lavareda veio também”, contou.

Elaine desceu as escadas correndo e gritou para as meninas da loja saírem também. “E nisso já despencou o teto da loja Crispim, foi para a Lotérica e o incêndio começou”.

O estabelecimento de Elaine foi atingido pela queda da estrutura, restando apenas alguns salgados que estavam na estufa, na entrada da cafeteria.

Estrutura histórica consumida por incêndio em Blumenau

Estufa com salgados ficou intacta na queda da estrutura durante o incêndio – Foto: Gabriel Langaro/NDTV Record

Incêndio destruiu o brechó da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo

Um dos estabelecimentos atingidos foi o brechó da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo, que registrou uma perda de 95%.

Em entrevista à NDTV Record Blumenau, a presidente da instituição, Justina Ines Mannes, explicou que os próximos passos visam um novo recomeço, para que a Ação Social possa voltar a ajudar as pessoas.

“Nós vamos recomeçar tudo de novo com a ajuda de todo mundo. Já somos 65 voluntários que estão aqui há muitos anos, se doando e se dedicando. Fica principalmente na memória, mas nós vamos renascer das cinzas”, comentou Justina.

Além das perdas estruturais e financeiras, a presidente destacou o prejuízo histórico. “É incalculável, pela memória, pela história da ação social, pela nossa causa. Nós tivemos perda total, praticamente 95% foi perdido. Só sobrou um pedacinho da doação de roupas”, completou.

No início do incêndio na rua XV de Novembro, na tarde desta quinta-feira (23), havia três voluntárias na Ação Social. Segundo Justina, assim que elas sentiram calor e perceberam a fumaça, saíram rapidamente do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o fogo se espalhou pelos estabelecimentos da estrutura histórica no térreo - Divulgação/Giovanni Silva/ND

1
4

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o fogo se espalhou pelos estabelecimentos da estrutura histórica no térreo – Divulgação/Giovanni Silva/ND

A estrutura histórica, de 1954, foi consumida pelas chamas, restando apenas as cinzas e destroços - Divulgação/Giovanni Silva/ND

2
4

A estrutura histórica, de 1954, foi consumida pelas chamas, restando apenas as cinzas e destroços – Divulgação/Giovanni Silva/ND

Estrutura histórica consumida por incêndio em Blumenau é estabilizada apor risco de colapso  - Divulgação/Giovanni Silva/ND

3
4

Estrutura histórica consumida por incêndio em Blumenau é estabilizada apor risco de colapso  – Divulgação/Giovanni Silva/ND

No início do incêndio, na tarde desta quinta-feira (23), havia três voluntárias na Ação Social - Divulgação/Giovanni Silva/ND

4
4

No início do incêndio, na tarde desta quinta-feira (23), havia três voluntárias na Ação Social – Divulgação/Giovanni Silva/ND

 

Bookmark the permalink.