Museu inaugura espaço dedicado a aviadora Ada Rogato em Itu


Espaço mostra história e conquistas de uma das grandes pioneiras da aviação brasileira. Ingressos custam a partir de R$15. Museu ‘Asas de um Sonho’ inaugura espaço dedicado a aviadora Ada Rogato em Itu
Divulgação
O museu “Asas de um Sonho” de Itu (SP) inaugura, neste sábado (1°), a partir das 14h, um espaço dedicado à aviadora Ada Rogato, que foi uma das grandes pioneiras da aviação brasileira.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O espaço mostra a trajetória e as conquistas históricas de Ada Rogato. Entre os destaques, está a exposição do Cessna 140, avião utilizado por ela quando sobrevoou as três Américas em 1951, em uma viagem de mais de 30 mil quilômetros, com duração de 236 horas e que passou por 17 países.
“Falar sobre a aviação brasileira e não citar Ada Rogato é algo impensável. A gente espera que essa exposição sirva não apenas para homenagear uma das grandes personagens da nossa aviação, mas, principalmente, para despertar nas pessoas a curiosidade e o desejo de querer saber mais sobre Ada Rogato. A história dela, toda a sua contribuição para a aviação, é fascinante”, diz o presidente do museu Marcos Amaro.
Ada Rogato nasceu em São Paulo em 22 de dezembro de 1910, e acumulou conquistas notáveis. Foi a primeira mulher sul-americana a saltar de paraquedas e a primeira brasileira a pilotar um planador, além de obter seu brevê de piloto aos 15 anos. Em 1950, tornou-se a primeira brasileira a cruzar, sozinha, a Cordilheira dos Andes.
Com seu Cessna 140, a aviadora fez história ao percorrer mais de 50 mil quilômetros por 28 países, consolidando-se como um ícone da aviação.
Além do Cessna estarão também expostos outras aeronaves que escreveram seus nomes na história, como o Curtiss Wright CW-16, o Gloster Meteor, a aeronave Jahú (Savoia S-55), o Republic P-47 Thunderbolt e o Wacco CSO.
O “Museu Asas de um Sonho”, está localizado no Centro Cultural Fábrica São Pedro, na Rua Padre Bartolomeu Tadei, nº 9, Itu (SP). O funcionamento é de quarta a domingo, das 11h às 17h, na quarta-feira a entrada é gratuita.
Os ingressos custam a partir de R$15. Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais do museu.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.