Pista de pouso de Marechal Thaumaturgo passa por obra de tapa-buraco que deve durar 15 dias no Acre


Obra na pista de pouso começou nessa quarta-feira (26) e deve durar cerca de 15 dias no aeródromo de Marechal Thaumaturgo. Pouso e decolagem de aeronaves devem ser feitos apenas durante o período da tarde enquanto durar a manutenção. Obra na pista começou nessa quarta-feira (26) e deve durar cerca de 15 dias
Beatriz Santos/Deracre
A pista de pouso de Marechal Thaumaturgo, uma das cidades isoladas do Acre, passa por manutenção para tapar buracos que se abriram no asfalto. A obra iniciou nessa quarta-feira (26) e durar cerca de 15 dias.
LEIA MAIS:
Cidades isoladas do AC têm voos suspensos pela Anac devido à condição ruim de pistas de pouso
Pistas de pouso de municípios do AC interditadas passam por manutenção e devem ficar prontas em 3 meses
Após nove meses com pista interditada pela Anac, aeroporto no Acre está em fase final de obras
Durante esse período, o pouso e decolagem das aeronaves estão autorizados apenas no período da tarde, das 13h às 17h. Com exceção dos voos aeromédicos que precisam transportar pacientes para outros municípios acreanos.
As equipes médicas precisam informar sobre os procedimentos para que os trabalhadores e os materiais sejam retirados da pista.
Os serviços são executados pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre). O governo encaminhou 20 toneladas de insumos para reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização, aplicação e compactação da nova massa asfáltica.
O presidente interino do Deracre, Socrátes Guimarães, explicou que esse serviço de manutenção também será feito na pista de pouso de Porto Walter, outra cidade do interior isolada. No aeródromo de Santa Rosa do Purus, o trabalho será feito em parceria com homens do 7 ° Batalhão de Engenharia e Construção (7 ° BEC).
“Chove muito nessas regiões e é necessário sempre fazer essas manutenções. Daqui uns 20 dias será em Porto Walter, o material já está todo lá. Depois de Marechal, o pessoal vai para Porto Walter. De Santa Rosa do Purus, estamos embarcando o material agora, é uma parceria com o 7º BEC, que é responsável por lá. Vamos ajudar eles”, destacou.
Durante obra, pouso e decolagem de aeronaves devem ser feitos apenas durante o período da tarde
Beatriz Santos/Deracre
Reforma e obras
O aeródromo da cidade foi inaugurado em fevereiro do ano passado após mais de um ano em obras. Durante esse período, apenas voos emergenciais eram autorizados.
Em dezembro de 2020, Agência Nacional de Aviação (Anac) interditou a pista de Marechal Thaumaturgo e de Porto Walter, outra cidade isolada do estado. A interdição foi devido às más condições dos aeródromos.
Em janeiro de 2021, o governo anunciou o início da manutenção das pistas. A previsão era de que os serviços fossem concluídos em abril daquele ano. Mas, em setembro as obras ainda não tinham sido concluídas e a entrega foi adiada para outubro.
Na época, a direção de portos do Deracre alegou dificuldades para comprar insumos e concluir a manutenção das pistas.
Reveja os telejornais do Acre
O

Bookmark the permalink.