Trump diz estar comprometido com posse de Gaza pelos EUA e que outros países podem ajudar na reconstrução de ‘seções’ do território

A bordo do avião presidencial, presidente americano também disse que está aberto à possibilidade de permitir a entrada de alguns refugiados palestinos nos EUA, mas que consideraria tais solicitações caso a caso. Ao lado de Netanyahu, Trump diz que os EUA vão ‘assumir’ a Faixa de Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (9) que está comprometido com a compra e a posse da Faixa de Gaza, mas que poderia ceder partes da terra a outros Estados do Oriente Médio para ajudar no esforço de reconstrução.
“Estou comprometido com a compra e a posse de Gaza. No que diz respeito à reconstrução, podemos dar a outros países do Oriente Médio a oportunidade de construir seções da Faixa de Gaza, outras pessoas podem fazê-lo… Mas estamos comprometidos em possuí-la, tomá-la e garantir que o Hamas não volte para lá.”
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Trump estava falando a repórteres a bordo do Força Aérea Um.
“Não há nada para onde voltar. O local está demolido. O restante será demolido. Tudo foi demolido”, disse ele.
Trump também disse que está aberto à possibilidade de permitir a entrada de alguns refugiados palestinos nos EUA, mas que consideraria tais solicitações caso a caso.
Pouco depois de ser empossado para um segundo mandato presidencial, em 20 de janeiro, Trump lançou a ideia dos EUA assumirem o controle de Gaza e se envolverem em um esforço de reconstrução maciço, transformando o território palestino em um “Riviera do Oriente Médio”.
Sua declaração foi vaga sobre o futuro dos palestinos que suportaram mais de um ano de bombardeio por Israel em resposta a um ataque do Hamas em outubro de 2023.
Não ficou claro sob qual autoridade os EUA assumiriam o controle de Gaza. O anúncio de Trump provocou repreensões imediatas de vários países.
Bookmark the permalink.