Rapper baiano Ravi Lobo versa com Edi Rock, Lazzo Matumbi, Majur e Dani DK no tom ativista do primeiro álbum solo


Disco ‘Shakespeare do gueto II’ sai em 20 de fevereiro e dá sequência ao EP lançado pelo artista em 2022, após a dissolução do grupo Rap Nova Era. Capa do álbum ‘Shakespeare do gueto II’, de Ravi Lobo
Arte de Raphael Brito
♫ NOTÍCIA
♪ Calcado na estética do drill, mas com incursões por outras vertentes do hip hop como boombap e trap, o primeiro álbum solo do rapper baiano Ravi Lobo chega ao mundo em 20 de fevereiro com 13 faixas, capa assinada pelo artista Raphael Brito e as participações de nomes como Edi Rock, Lazzo Matumbi, Majur e Dani DK.
O título Shakespeare do gueto II alude ao fato de o disco ser sequência do EP lançado por Lobo em 2022, um ano após o primeiro single solo, apresentado em 2021 com o rap justamente intitulado Shakespeare do gueto.
No álbum, que tem sete das 13 faixas formatadas com beats do produtor musical Raonir Braz, Ravi Lobo versa com altivez sobre temas que, em essência, denunciam a desigualdade estrutural da sociedade brasileira, sobretudo a de Salvador (BA), cidade onde o cantor e compositor nasceu e foi criado no bairro da Liberdade.
Em carreira solo desde 2021, Ravi Lobo integrou o grupo soteropolitano Rap Nova Era ao longo dos anos 2010, combatendo estereotipadas visões sociais ao lado do DJ Kbça e de Moreno, membros do trio formado e liderado por Lobo.
A postura ativista reverbera no álbum solo Shakespeare do gueto II em faixas como Cultive – gravada com o rapper paulistano Galo de Luta – entre batidas criadas pelos beatmakers Edu Beatz, JLZ, Heddy Beats e Noturno, além do já mencionado Raonir Braz.
A dissonância social de Salvador (BA) é assunto de Herança do quilombo, mix de samba e rap que traz a voz de Lazzo Matumbi em faixa que ecoa vivências de Ravi Lobo no bloco afro Olodum. Integrante do referencial grupo paulistano Racionais MC’s, Edi Rock tem presença calorosa em Fogo e disciplina, rap de refrão melódico.
Já Majur figura na sexy lovesong Fascínio enquanto a faixa Fatos reais reúne a MC sergipana Dani DK e os rappers soteropolitanos Houdini e Shook.
Com o rap militante do álbum solo Shakespeare no gueto II, Ravi Lobo mostra potência para ser bem-sucedido na sequência da nova era do artista.
Ravi Lobo apresenta 13 músicas no primeiro álbum solo, ‘Shakespeare do gueto II’, produzido com beatmakers como Raonir Braz e Edu Beatz
Lane Silva / Divulgação
Bookmark the permalink.