Em documento, MP pede que pessoas em situação de rua recebam assistência durante friagem no Acre


Temperaturas chegaram a 13 graus em Rio Branco e previsão é de que friagem se intensifique nesta quarta-feira (14). Pessoas em situação de rua sofrem com frio intenso no AC nesta quarta-feira (14)
Willamis França/arquivo pessoal
Após o registro de baixas temperaturas no Acre desde a última terça-feira (13), o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) do Ministério Público do Acre (MP-AC) recomendou, nesta quarta-feira (14), que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realize ação em prol das pessoas em situação de rua.
LEIA TAMBÉM:
Frio: veja como e onde doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua de Rio Branco
Frio recorde no AC provoca filas em barracas de tacacá e gera memes
O documento, assinado pela procuradora de Justiça do MP-AC e coordenadora do Natera, Patrícia de Amorim Rêgo, estabelece o prazo de 48 horas para que o órgão responda às medidas adotadas que estão em andamento ou em fase de planejamento durante este período.
Dentre as cobranças do MP, destacam-se:
Disponibilização do Serviço Especializado de Abordagem Social (Centro POP) 24 horas, com equipe e transporte disponíveis para atendimento durante todo este período;
Disponibilização de alimentação, cobertores e agasalhos;
Articulação para atendimentos de saúde;
Acolhimento destas pessoas em situação de rua, seja pela abordagem ou pela busca espontânea do próprio indivíduo.
Na recomendação, também se pede que Defesas Civis municipal e estadual estreitem relações com os órgãos locais de meteorologia para emissão de alertas de eventos climáticos de repercussão expressiva, e que se insira o atendimento emergencial das pessoas em situação de rua em contextos de emergências/calamidades públicas no orçamento.
Campanha
A chegada da frente fria no Acre levantou uma preocupação sobre os cuidados com a população em situação de rua neste período. Por conta disto, uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores foi feita para atender esse público.
As doações devem ser deixadas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), na Rua Benjamim Constant, a partir das 8h no Centro POP. Podem ser doados: agasalhos, roupas e cobertores. Mais de 500 pessoas em situação de rua devem ser atendidas na ação.
O diretor de Assistência Social da prefeitura, Ivan Ferreira, explicou que a ideia é começar a distribuir os casacos e agasalhos ainda na tarde desta terça. “Vamos receber uma doação do Atacadão e do Estado com lençóis. Vamos atender o pessoal do Centro Pop e da Unidade de Acolhimento Dona Elza. Devemos atender entre 400 a 500 pessoas”, destacou.
Friagem
De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a friagem continua no sul da Amazônia nesta quinta-feira (15) e mantém as temperaturas baixas em toda a região.
Em todo o Acre a previsão para o feriado estadual é de céu parcialmente nublado a claro, sem possibilidade de chuva em todas as regiões acreanas.
Ainda segundo o Sipam, as menores temperaturas do ano devem ser registradas em todo o estado nesta quarta-feira (14).
VÍDEOS: g1 em 1 minuto

Bookmark the permalink.