PIX sai do ar pela segunda vez em uma semana


Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, divulgados nesta quinta-feira (13), mostram que 76% dos consumidores usam o PIX como a principal forma de pagamento. PIX sai do ar pela segunda vez em uma semana
Reprodução/TV Globo
O PIX saiu do ar, na manhã desta quinta-feira (13) por causa de instabilidade no sistema. E foi a segunda vez em uma semana.
Estava tudo certo. Produto na mão, cliente disposto a pagar. Mas a comerciante Raquel da Silva perdeu a venda. Eram pouco mais de 9h, e o sistema do PIX não funcionava de jeito nenhum.
“Minha cliente veio fazer a compra, quando ela foi fazer o pagamento, não passou. Aí ela falou: ‘Acho que tem problema no meu banco’. Aí ela falou: ‘Deixa eu ir embora tentar resolver o problema no banco’ e não voltou” conta Raquel da Silva.
Naquela mesma hora, teve correria em uma padaria. Durante meia hora, os funcionários tiveram que administrar cliente a cliente.
“A gente teve um pequeno susto. Teve que se virar tanto em dinheiro, pagamento no crédito, no débito ou até aqueles clientes que a gente já conhece há um tempo. A gente falou pode vir depois pagar, não tem problema, que a gente já conhece e já tem uma frequência aqui na loja”, diz o empresário Fernando Simões.
Nas redes sociais, foram vários relatos sobre a instabilidade no PIX. Muitas pessoas compartilharam a mensagem que aparecia no aplicativo do banco. É a segunda vez em menos de uma semana que os brasileiros não conseguem usar o PIX por causa de instabilidade no sistema, o que gera impacto principalmente no comércio.
Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, divulgados nesta quinta-feira (13), mostram que 76% dos consumidores usam o PIX como a principal forma de pagamento.
“O PIX só tem crescido em número de usuários, em volume de transações. O PIX é muito bom tanto para o consumidor quanto para o lojista. As características do PIX de velocidade, segurança, transparência são muito positivas. Isso explica porque virou a modalidade preferida do brasileiro, mas é importante ficar atento para que essas interrupções do sistema não sejam frequentes”, afirma Daniel Sakamoto, gerente-executivo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Em nota, a Febraban afirmou que a federação e os bancos associados veem com preocupação as instabilidades no funcionamento do PIX e que desconheciam as causas.
O Banco Central do Brasil afirmou que identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do PIX; que isso causou uma instabilidade momentânea no sistema. Ainda segundo o BC, o problema foi resolvido e o sistema funciona normalmente.
O promotor de vendas Mateus Reis dos Santos está de férias no Rio e não conseguiu comprar ingresso para o Cristo Redentor:
“Tentei umas quatro, cinco vezes, mas não foi. Tentei do celular do meu amigo, mas também não foi. Essa semana ainda tem até segunda-feira. Se não tiver mais instabilidade, aí vai dar certo”, diz.
LEIA TAMBÉM
PIX fora do ar: clientes relatam instabilidade do serviço; BC diz que problema foi resolvido
Transações por PIX superam os R$ 60 trilhões desde a criação; uso por empresas se multiplica
Golpistas se aproveitaram da onda de fake news sobre o PIX para fazer 1.770 anúncios falsos nas redes
Bookmark the permalink.