Imagens de satélite mostram ilha no Pacífico crescendo com erupção vulcânica


Expansão foi registrada por satélites Landsat da Nasa durante a última fase de atividade vulcânica da ilha de Home Reef, que ocorreu entre dezembro e janeiro. A ilhota de Home Reef, no sudoeste do Oceano Pacífico.
Royal New Zealand Air Force/Institute of Geological & Nuclear Sciences
Uma pequena ilha no arquipélago de Tonga, na região da Polinésia, formada por um vulcão submarino, teve sua área expandida em 3,7 hectares nos últimos meses.
O crescimento foi registrado por satélites Landsat da Nasa durante a última fase de atividade vulcânica da formação geológica, que ocorreu entre dezembro e janeiro (veja ABAIXO).
Chamada de Home Reef, a ilhota já havia começado a se expandir exponencialmente durante uma erupção em 2022 e continuou a crescer com outras erupções em 2023 e 2024.
Mas agora, imagens recentes capturadas por satélites mostraram com mais detalhes a expansão de terra, formada pela lava solidificada que foi expelida pelo vulcão.
Nas fotos é possível ver que a água ao redor da ilha teve sua coloração alterada, um indício da liberação de gases e fluidos magmáticos do vulcão, que criou plumas com uma tonalidade esverdeada devido à mistura de enxofre com o oceano.
“Muito provavelmente, estamos vendo uma grande quantidade de enxofre amarelo se misturando com o oceano azul, dando às plumas essa tonalidade esverdeada”, afirmou Cornel de Ronde, geólogo da GNS Science, uma instituição da Nova Zelândia dedicada à geologia, e coautor de um estudo sobre monitoramento de vulcões submarinos.
A ilhota de Home Reef, no sudoeste do Oceano Pacífico em 2024 (esquerda) e 2025 (direita).
Initial plugin text
Essas erupções submarinas, que podem impactar ecossistemas marinhos de maneiras variadas, estimularam o crescimento de fitoplâncton, organismos aquáticos microscópicos, mas também causam danos a muitas espécies de peixes e outros organismos marinhos.
A região onde o vulcão está situado, a zona de subducção Tonga-Kermadec, é considerada uma das mais ativas do mundo, com a convergência de três placas tectônicas.
Mas apesar do impacto ambiental, a formação da ilha ainda não teve efeitos diretos sobre a população local, ao contrário de outras erupções recentes na área, como a do Hunga Tonga, que causou danos significativos.
LEIA TAMBÉM:
Por que o chocolate enfrenta uma ameaça existencial?
Lula ‘errou’, mas licenciamento de petróleo na Amazônia foi ‘contaminado’ por politização, diz ex-ministra do Meio Ambiente
O pequeno inseto com grande apetite que transforma resíduos orgânicos em fertilizante sustentável
Sensação térmica de 70°C é possível? Entenda
Bookmark the permalink.