Correr faz o rosto cair? Entenda como a atividade física pode acelerar o envelhecimento da pele

Será que correr faz o rosto cair mesmo? Em 2024, as corridas e maratonas ganharam ainda mais popularidade, o que é ótimo para quem busca uma vida mais saudável. Mas qual é o verdadeiro impacto da corrida na pele? Uma especialista explica se a prática contribui para a perda de firmeza do rosto e como você pode proteger sua pele.

Correr faz o rosto cair? (mulher se olhando no espelho após correr)

Correr faz o rosto cair? Entenda como isso é possível, segundo uma dermatologista – Foto: Freepik/ND

É verdade que correr faz o rosto cair?

A dermatologista Dra. Marina Hayashida explica que a prática de atividades físicas, como caminhada, corrida, ciclismo e musculação, na verdade, não faz mal, pelo contrário, melhora a qualidade e o tom da pele.

“Quanto mais carga você pega, mais a musculatura do seu corpo inteiro vai trabalhando. E isso também ajuda na pele. Então, a atividade física, no geral, é um dos pilares dentro dos seus hábitos de vida que deve ser feito para ter uma pele mais bonita”, explica a especialista.

Porém, a especialista aponta que muitas pessoas se perguntam: “por que quem pratica atividade física parece mais velho do que realmente é?”. Ela explica que há uma diferença entre atletas amadores e profissionais.

Impacto da corrida em atletas amadores

Mulher correndo ao ar livre

Atividades físicas, quando feitas com moderação, ajudam a melhorar o tom da pele – Foto: Freepik/ND

Geralmente, quem pratica esportes por saúde realiza exercícios moderados de até uma hora por dia, o que traz muitos benefícios para a pele, desde que sejam tomados os cuidados adequados.

É muito importante aplicar protetor solar regularmente, usar boné e óculos de sol, além de optar por roupas que cubram a pele para evitar danos solares. Manter-se bem hidratado também é fundamental. Beber água antes e depois do exercício ajuda a prevenir a desidratação.

Impacto da corrida em atletas profissionais

Atleta profissional se preparando para corrida

A baixa gordura corporal dos atletas de alta performance, associada à exposição constante ao sol, pode acelerar o processo de envelhecimento da pele – Foto: Vladimir Poplavskis/ND

Segundo a especialista, atletas que realizam atividades de alto impacto e longa duração, como maratonas ou Ironman, podem apresentar um envelhecimento precoce da pele. Isso ocorre devido à baixa gordura corporal e à exposição prolongada ao sol, que reduzem a proteção natural da pele.

A diferença entre a prática moderada e a de alta performance é que, para atletas amadores, a atividade física traz apenas benefícios, desde que sejam seguidos os cuidados recomendados. Porém, atletas de alto rendimento podem perceber um envelhecimento mais acentuado da pele devido ao esforço físico excessivo e à exposição prolongada ao sol.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira o vídeo completo da especialista:

Bookmark the permalink.