Webb detecta atividade intensa em buraco negro da Via Láctea

Atividade intensa em Sagitário A*Reprodução

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) observou que o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, Sagitário A* (Sgr A*), está emitindo “bolhas cósmicas” em erupções contínuas.

Esses eventos surpreenderam os cientistas, pois o buraco negro está mais ativo do que se imaginava, lançando radiação e energia de formas variadas e intensas.

As erupções registradas pelo JWST variam de lampejos rápidos a explosões de energia duradouras e brilhantes. Algumas erupções duram apenas alguns segundos, enquanto outras persistem por meses.

Esta atividade ajuda a entender melhor como os buracos negros influenciam seu entorno e a evolução das galáxias.

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de terça-feira (18) do The Astrophysical Journal Letters.

Telescópio Espacial James WebbReprodução

Mistério das Erupções

Os mecanismos por trás dessas erupções ainda não são totalmente compreendidos, mas os cientistas acreditam que diferentes processos podem estar envolvidos.

Eles comparam o disco de acreção do buraco negro a um rio, onde pequenas erupções são como ondulações e grandes explosões como ondas gigantes causadas por eventos extremos.

A pesquisa também revelou atrasos temporais nas mudanças de brilho em diferentes comprimentos de onda, sugerindo perda de energia das partículas ao longo das erupções.

Agora, os pesquisadores pretendem realizar um estudo mais prolongado, com observações contínuas de 24 horas, para reduzir o ruído dos dados e identificar padrões nas erupções de Sgr A*.

Bookmark the permalink.