Inmet emite alerta para temporais e risco de alagamentos em SP

São Paulo entra em alerta laranja, com risco de queda de energiaReprodução

A região metropolitana de São Paulo continua sob alerta para fortes temporais nesta quarta-feira (19). A previsão aponta para acumulados de chuva que podem chegar a 100 mm, o que pode causar diversos transtornos à população, incluindo alagamentos.

Nas últimas 24 horas, os municípios de Bertioga (SP) e Iguape (SP) registraram volumes expressivos de chuva, com 158,8 mm e 156,4 mm, respectivamente. O fenômeno foi causado pela combinação de temperaturas elevadas e altos índices de umidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja para o estado de São Paulo, abrangendo quase todo o litoral do estado, passando também para o interior. Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta também abrange os litorais do Paraná e Santa Catarina. No Vale do Itajaí (SC), os volumes podem atingir 100 mm, com ventos de até 100 km/h. Além disso, há possibilidade de queda de granizo em algumas localidades.

Outras áreas afetadas são a Grande Florianópolis e a serra gaúcha, que também podem registrar volumes de chuva próximos a 100 mm ao longo do dia. O aviso do Inmet é válido até as 23h desta quarta-feira.

Chuvas intensas no Norte e Nordeste

No Norte e Nordeste do país, as chuvas permanecem intensas, especialmente no Amazonas, Rondônia e nos estados entre o Maranhão e o Ceará. Os acumulados podem variar entre 50 mm e 100 mm de forma localizada. A persistência das precipitações na região está associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Ondas de calor continuam no Sudeste

O calor intenso segue atingindo o Sudeste do país nesta quarta-feira (19). No Rio de Janeiro, os termômetros podem alcançar os 38°C, com tempo claro e poucas chances de chuva. Na terça-feira (18), a maior temperatura do país foi registrada em Silva Jardim (RJ), com 40,6°C, segundo o Inmet.

Em outras capitais da região, as temperaturas continuam elevadas. Em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), a máxima pode chegar a 34°C, com poucas nuvens no céu. Já em São Paulo, a temperatura pode alcançar os 35°C.

Bookmark the permalink.