Governo de Pernambuco monta palco para shows a poucos metros do polo principal do carnaval do Recife, no Marco Zero


Tradicional palco da folia da capital recebe todo ano as maiores atrações, concentrando no local mais de 100 mil foliões por dia. Fundarpe afirma que programação do palco ‘Pernambuco meu país’ não vai chocar com os outros shows. Palco Marco Zero, montado para o carnaval pela prefeitura do Recife, e palco ‘Pernambuco meu país’, organizado pelo governo, ficam na mesma avenida, a poucos metros de distância um do outro
Principal polo do carnaval do Recife, o entorno da Praça do Marco Zero tornou-se o centro de uma polêmica entre o governo do estado e a prefeitura. Nesta semana, a gestão estadual montou um segundo palco no local, a cerca de 150 metros da estrutura montada pelo município, que há 24 anos recebe as atrações principais do carnaval recifense.
Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, o palco “Pernambuco meu país” é voltado apenas para artistas pernambucanos e começa a funcionar na sexta-feira (21), com shows de Lia de Itamaracá e Almir Rouche. Procurada, a prefeitura do Recife disse que não vai se pronunciar (saiba mais abaixo).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
O palco do governo do estado foi instalado no jardim do Cais do Sertão e fica “de costas” para o Marco Zero, por trás do Centro de Artesanato de Pernambuco. É nesse local que fica a rota de fuga do palco da prefeitura, onde são montados os pontos de apoio para as equipes dos artistas, imprensa e órgãos de segurança e de saúde, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Samu.
O tradicional palco do Marco Zero recebe anualmente as maiores atrações da festa, concentrando mais de 10 mil foliões por dia durante a festa. Em 2025, se apresentam no local nomes como Ney Matogrosso, João Gomes, Pabllo Vittar, Glória Groove e Alcione.
Ao g1, a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, disse que a montagem do palco é uma resposta a uma demanda do setor cultural, em especial dos artistas de cultura popular.
“O palco ‘Pernambuco Meu País’, no carnaval do Recife, foi criado, foi pensado para acolher e difundir a cultura popular pernambucana […]. Durante o carnaval, as apresentações desse palco vão ser durante a tarde, para não se chocar com horário de apresentações no palco do Marco Zero. É uma programação que está vindo para somar, para mostrar essa diversidade cultural”, disse.
Ainda de acordo com a presidente da Fundarpe, o novo palco fica numa área pertencente ao Porto do Recife, que é administrado pelo governo do estado. Ela informou, ainda, que a montagem do palco foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por se tratar de uma área tombada.
“Ontem [terça-feira, 18] teve uma reunião de alinhamento com vários agentes envolvidos, dos bombeiros, da Polícia Militar, o pessoal da Prefeitura do Recife […]. Então, está tudo certinho, não vai ter impedimento de ter o posto do Samu, o acesso do Corpo de Bombeiros, dos socorros, da segurança, da Polícia Militar, está tudo dentro da legalidade, tudo alinhado com a prefeitura e com os órgãos do estado também que estão envolvidos no carnaval”, afirmou Renata Borba.
Procurada, a Polícia Militar informou que o policiamento lançado para o Carnaval está em fase de planejamento e divulgará o esquema de segurança em “momento oportuno”.
Imagem do palco ‘Pernambuco é meu país’ instalado no jardim do Cais do Sertão, no Bairro do Recife
Iris Costa/g1
Prefeitura do Recife
O g1 entrou em contato com a prefeitura do Recife para saber se a montagem da estrutura foi acordada previamente e também onde ficarão as equipes de saúde, bombeiros, PM e demais profissionais envolvidos na festa. No entanto, a prefeitura informou que não vai se pronunciar sobre o caso.
Programação
De acordo com a Fundarpe, os shows no palco “Pernambuco meu país” começam na sexta-feira (21), conforme a programação abaixo:
17h30 — Cortejo dos Bonecos Gigantes de Olinda, com Cia Brasil por Dança Adriana do Frevo, Orquestra Maestro Carlos e Orquestra Henrique Dias (saída em frente à Escola Técnica Estadual Porto Digital)
20h — Almir Rouche
21h — Lia de Itamaracá
22h — Siba e a Fuloresta
O g1 pediu à Fundarpe a programação das outras datas previstas, inclusive durante o carnaval, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Bookmark the permalink.