VÍDEO: Lixo espacial de foguete da Nova Zelândia é visto no céu de RR e desperta curiosidade: ‘é bomba’


Luzes foram observadas na noite dessa quinta-feira (20) em ao menos sete cidades roraimenses. Fenômeno foi causado pela queda de restos de um foguete lançado na Nova Zelândia. Lixo espacial de foguete da Nova Zelândia é visto no céu de Roraima
Luzes misteriosas no céu chamaram a atenção e despertaram a curiosidade de pessoas em diversas cidades de Roraima na noite dessa quinta-feira (20). O fenômeno foi causado pela queda dos restos de um foguete na Terra, lançado na Nova Zelândia, de acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
O fenômeno foi visto em ao menos sete cidades: Alto Alegre, Bonfim e Normandia, ao Norte do estado, Caroebe, São João da Baliza e Rorainópolis, ao Sul, além da capital Boa Vista.
📲 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
A reentrada dos restos do foguete foi gravada por moradores. Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, um homem sugere que as luzes são bombas. Uma mulher chega a dizer que elas “são lindas” (assista acima).
De acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, as luzes observadas são a reentrada dos restos de um foguete Electron, fabricado pela Rocket Lab, uma empresa de lançamento espacial da Nova Zelândia.
🚀 O foguete foi lançado e colocado em órbita no dia 8 de fevereiro de 2025. Ele foi lançado para colocar em campo cinco satélites que devem fornecer “serviços de Internet das Coisas (IoT)”, segundo Zurita.
O pesquisador explicou ao g1 que todo lançamento orbital deixa lixo espacial em órbita. No caso do foguete, o segundo estágio dele — parte de um lançador — fica orbitando a Terra por dias, até que ocorra a reentrada na atmosfera.
“Essa reentrada é segura, não tem nenhum risco para o pessoal em Terra, porque grande parte desse material está completamente vaporizado na reentrada atmosférica, mas como ultimamente tem tido muitos lançamentos então a gente está tendo várias ocorrências dessas reentradas”, explicou ele.
Lixo espacial de foguete é visto no céu de Roraima.
Reprodução/Redes sociais
LEIA TAMBÉM:
Risco de asteroide YR4 colidir com a Terra sobe para o maior nível já registrado, segundo dados da Nasa
Probabilidade de impacto, locais da possível queda, risco para o Brasil: tudo sobre o asteroide 2024 YR4
A reentrada do foguete da Nova Zelândia estava prevista para essa quinta-feira, com passagem pela região Norte do Brasil. A estimativa é de que o lixo espacial estava entre 60 e 90 mil km de altitude no momento em que foi visto no céu. Para se ter ideia, um avião comercial voa a cerca de 12 mil km.
Ao entrar na atmosfera, em alta velocidade, as partes se despedaçam e aquecem, causando uma vaporização. O show de luzes no céu são a incineração dele.
“Isso que a gente vê são os vários pedaços dele se incinerando, se vaporizando lá nessa reentrada. Ele vai se partindo em vários pedaços menores e vai deixando esse rastro, parece fogo, mas na verdade é plasma que a gente vê ele deixando para trás. Então, essencialmente, é isso aí que a gente vê e isso que está registrado nos vídeos’, explicou Marcelo Zurita.
Mesmo passando pela vaporização, o lixo espacial pode resistir e cair em alguma área. Caso tenham “sobrevivo”, as partes menores e mais resistentes do foguete Electron podem ter caído na Amazônia.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Bookmark the permalink.