Lula se reúne com Nísia Trindade, ameaçada no cargo de ministra da Saúde


Encontro deve ocorrer às 14h30. Segundo auxiliares, Lula avalia substituir Nísia Trindade por Alexandre Padilha, atual ministro da articulação política A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o presidente Lula em imagem de 2023
Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir nesta terça-feira (25) com a ministra Nísia Trindade (Saúde), que está ameaçada no cargo.
O encontro, segundo apurou a GloboNews e a TV Globo, deve ocorrer às 14h30 desta terça – horas depois de os dois terem participado de um evento no Palácio do Planalto para anunciar um acordo para produção de vacinas contra a dengue.
A reunião ocorre em um momento de desgaste de Nísia, cuja gestão é criticada por integrantes do governo.
Auxiliares de Lula afirmam que ele decidiu substituir a ministra, porém a decisão ainda não foi oficializada.
O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é o favorito no momento para assumir a Saúde caso Lula confirme a demissão de Nísia. Padilha já ocupou o cargo no primeiro mandato de Dilma Rousseff.
Lula já demonstrou incômodo com o andamento do programa Mais Acesso a Especialistas, lançado para ampliar a oferta de consultas e exames especializados no SUS.
No Planalto, há o entendimento de que o programa poderia se tornar uma marca do terceiro mandato de Lula, que enfrenta atualmente uma queda na popularidade.
Nesta terça, o presidente não discursou no evento com Nísia Trindade. Ao deixar o salão em que ocorria a cerimônia, o petista foi questionado por jornalistas sobre troca no comando do Ministério da Saúde, mas não respondeu.
Bookmark the permalink.