Mais de 100 raias ameaçadas de extinção aparecem mortas em praia do litoral de SP; VÍDEO


Suspeita é de que os animais tenham sido vítimas da pesca de arrasto ou de rede em São Vicente (SP). Mais de 100 raias ameaçadas de extinção aparecem mortas em praias de São Vicente, SP
Mais de 100 raias foram encontradas mortas nesta terça-feira (25) nas praias do Itararé e Ilha Porchat, em São Vicente, no litoral de São Paulo. As imagens obtidas pelo g1 mostram os animais da espécie conhecida popularmente como ‘Ticonha’, que está ameaçada de extinção (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Conforme apurado pelo g1, até o momento, um grupo de pesquisadores recolheu 132 raias apenas na região em frente ao teleférico da cidade. Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, o professor e biólogo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Otto Bismarck Gadig, explicou que entre os animais haviam machos e fêmeas, jovens e adultos.
Por meio de nota, a prefeitura afirmou ter solicitado apoio do Instituto Gremar para a realização da contagem, identificação e recolhimento das raias. A administração municipal não informou o número total de animais encontrados e o local para onde eles foram levados.
Mais de 100 raias ameaçadas de extinção são encontradas mortas em São Vicente, SP
Jorge Franco
O biólogo explicou que, durante o verão, um cardume de até mil raias costuma se aproximar da costa do litoral de São Paulo para se alimentar de conchas e mariscos. Diante disso, Otto destacou que a suspeita é de que elas tenham sido vítimas de pesca de arrasto ou de rede.
“Os pescadores, provavelmente percebendo que era uma espécie ameaçada, liberaram [as raias] e aí [elas] acabaram vindo morrer na praia”, afirmou Otto. “Outras situações parecidas chegaram a essa conclusão. Isso aqui não vai ser diferente, provavelmente é isso que aconteceu”, explicou ele.
O especialista acrescentou que pescar animais em extinção é crime ambiental mesmo que a ação não tenha sido intencional. “A morte de grandes quantidades de vida marinha em um geral é um problema muito sério para conservação”, afirmou Otto.
Mais de 100 raias ameaçadas de extinção são encontradas mortas em São Vicente, SP
Yasmin Braga/TV Tribuna
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da cidade disse ter iniciado o monitoramento do caso por meio de um processo de investigação e apuração das possíveis causas e justificativas. O Instituto Gremar não respondeu o g1 até a última atualização desta reportagem.
Ao encontrar uma raia, de acordo com o biólogo, a recomendação é não encostar ou manipular o animal, uma vez que o ferrão dele é extremamente perigoso mesmo quando morto. Nestes casos, o ideal é acionar os órgãos ambientais.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Bookmark the permalink.