Irmã de imigrante que abandonou filhos em motel chega ao AC e tenta na Justiça autorização para visitar sobrinhos em abrigo


Mulher chegou da França em Rio Branco no sábado (17) e acompanha irmão que segue internado em hospital. Crianças estão no Educandário Santa Margarida. Pai esteve em unidade de saúde antes de abandonar crianças em motel no Acre
Arquivo pessoal
Uma irmã do imigrante de 41 anos que abandonou os três filhos de 4, 5 e 7 anos em um motel de Rio Branco chegou em Rio Branco no sábado (17) para acompanhar o caso. Segundo a direção do Educandário Santa Margarida, onde as crianças estão desde que foram resgatadas, a tia tenta na Justiça autorização para visitar os sobrinhos.
“Por enquanto, não aconteceu essa visita, está aguardando a liberação do juizado e até então, as crianças não estão recebendo visita. O juizado, por sua vez, está esperando confirmar a relação de parentesco, que é uma coisa que não está confirmada ainda. Elas [crianças] estão aqui, estão super bem, se adaptaram, brincam, comem. Elas falam português, não recebemos nenhum documento delas ainda, mas a informação que temos até esse momento é de que o pai é imigrante, mas elas nasceram no Brasil”, disse o coordenador do abrigo, Eduardo Vieira.
Leia mais:
Crianças imigrantes são abandonadas pelo pai em motel no Acre; PM foi acionada
Crianças imigrantes abandonadas em motel no Acre pelo pai não tinham sinais de maus-tratos
Pai que abandonou três filhos em motel no AC é encontrado desorientado e com marcas de agressão
A diretora de direitos humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Rila Freze informou ao g1 que o imigrante foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Segundo Distrito para o Pronto-socorro de Rio Branco. Ele segue internado no PS nesta segunda (19) aguardando resultado de exames.
Rila afirmou que a irmã do imigrante, que não teve o nome revelado, veio da França e está com ele no hospital. “Ela está acompanhando o irmão, que está aguardando resultado de exames no PS, mas está bem.”
Homem foi localizado pela polícia
O imigrante foi encontrado na quinta-feira (15) pela Polícia Militar no Polo Benfica, no Segundo Distrito da capital acreana. O homem estava desorientado e com marcas de agressões pelo rosto.
Segundo a diretora de direitos humanos da SASDH, o homem, que é de Guiné, foi levado pela polícia para a Upa do Segundo Distrito e ainda na quinta foi transferido para o PS. O imigrante aparentava estar sob efeito de drogas. No entanto, nesta segunda-feira (19), Rila afirmou que não ficou confirmado o uso de entorpecentes.
A diretora informou ainda que será encaminhado um relatório sobre o caso ao Ministério Público. “Estamos acompanhando justamente para fazer a garantia de direitos tanto das crianças, quanto dele. E vamos encaminhar o caso às autoridades competentes para tomares as devidas providências. Pelo que soubemos, ele já está no Brasil há um tempo, não é de agora, mas não sabemos em qual estado, se era no Acre.”
Ainda segundo Rila, o caso dos imigrantes chegou ao conhecimento da secretaria antes das crianças serem abandonadas no motel. Uma foto mostra que o homem foi até a Upa do Segundo Distrito com os filhos no mesmo dia e funcionários do local acionaram a SASDH, mas, quando a equipe chegou ao local, ele já tinha saído da unidade com os filhos.
“Esse caso chegou para a gente ainda na terça à noite, uma equipe foi até o hospital para fazer o diálogo com ele, mas já tinha ido embora com as crianças. Fizemos busca ativa por eles ali na região, e aí no outro dia foi que a polícia encontrou as crianças.”
Equipes do 3º Conselho Tutelar de Rio Branco resgataram as crianças em Rio Branco
Reprodução/Facebook
Crianças não tinham sinais de maus-tratos
Os três irmãos que foram abandonados pelo pai não tinham sinais de maus-tratos, estavam alimentados e pareciam bem cuidados, segundo informou o 3º Conselho Tutelar da capital acreana, que atendeu o caso e encaminhou as crianças para um abrigo.
As crianças foram deixadas pelo pai dentro de um quarto de um motel do Segundo Distrito de Rio Branco na manhã de quarta-feira (14). A Polícia Militar (PM-AC) foi acionada por funcionários do motel.
O imigrante entrou a pé com as crianças, um menino e duas meninas, foi até um quarto, as deixou no local e foi embora. Uma funcionária, que teria visto a situação, ainda tentou questionar o homem, mas ele não falava português e fugiu.
O delegado Alberto Dalacosta, da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav) confirmou na quinta (15) que está investigando o abandono das crianças, contudo, não pode repassar nenhuma informação porque, por se tratar de um caso que envolve crianças, as investigações estão sob sigilo. Nesta segunda-feira (19), o g1 não conseguiu contato com a autoridade policial.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.