Enfermeiro e família de paciente denunciam falta de médicos peritos do INSS em Sumaré


Moradora de 52 anos sofreu AVC e, há mais de um ano, tenta passar por atendimento na agência. Falta de médicos para realizar perícia do INSS é alvo de reclamação e moradores de Sumaré
Siumara Ramos Ferreira, de 52 anos, sofreu um AVC e, há mais de um ano, tenta passar por perícia médica no INSS, em Sumaré (SP). Nesta segunda-feira (10), a família contratou uma ambulância particular para um atendimento programado na agência, mas foi surpreendida pela notícia de que não havia médicos trabalhando no local.
A situação frustrou também o enfermeiro Rafael Carlos Braga Sottrati, contratado para levar a paciente. Diante da falta de atendimento, o profissional gravou um vídeo denunciando a situação (assista acima). “Vim aqui em novembro ou dezembro do ano passado e trouxe um paciente que aconteceu a mesma coisa”, relatou na gravação.
“A família é muito simples, muito humilde, com muito custo para pagar uma ambulância particular porque não é algo barato. Aquilo mexeu muito comigo porque a gente sempre vê essas coisas. Hoje nós temos WhatsApp, nós temos e-mail, redes sociais, não é possível que não tem um sistema dentro do INSS para avisar o cliente ‘olha, não venha'”, disse o enfermeiro em entrevista à EPTV.
Família de paciente tenta perícia médica no INSS de Sumaré (SP) desde novembro
Reprodução/EPTV
‘Estamos passando aperto’, diz mãe
Mãe de Siumara, Maria Lígia da Silva afirma que essa é a quarta vez que a família tenta realizar a perícia na agência. “O tanto de tempo que ela trabalhou, ela tem o direito do benefício. Nós estamos passando aperto”, lamentou.
“Desde novembro que eu estou nessa luta. Cheguei lá e não tinha médico, aí marcaram para hoje, dia 10 de março, que era pra eu estar lá 7h. Liguei para a ambulância daqui, a Central de Ambulâncias, que disse que a central não fornece ambulância para perícia. Paguei a ambulância, vamos lá, vamos resolver para não ter problema, chega lá, simplesmente eles olham e não tem perito, não tem médico”, contou Maria Lígia.
A EPTV questionou o INSS sobre a falta de médicos peritos e sobre os cancelamentos de atendimentos sem aviso, mas não recebeu retorno.
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