Núcleo de Pesca da Semap leva orientações a piscicultores de Santarém durante visitas técnicas


As visitas são voltadas para o fortalecimento e profissionalização da piscicultura na região. Acompanhamento garante a qualidade da produção e otimiza os resultados dos piscicultores
Ascom Semap / Divulgação
Com o objetivo de incentivar a piscicultura, proporcionar alternativa econômica saudável e diversificada, o Núcleo da Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), deu início ao calendário de visitas técnicas em propriedades de produtores rurais de Santarém, oeste do Pará. A medida busca profissionalizar o setor, para que os piscicultores desenvolvam um pescado de qualidade e de forma sustentável, gerando renda e fortalecendo a produção familiar.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Na região de Várzea, os piscicultores Ailton Mota da Comunidade Tapará Grande e Francisco dos Santos de Pixuna do Tapará, receberam os técnicos do município. Já na região da Curuá-Una (PA-370) a propriedade Nossa Senhora de Fátima, localizada na comunidade Lagoa Azul também foi contemplada.
Durante as visitas, foram ofertadas aos produtores orientações sobre a alimentação, monitoramento do crescimento do pescado, controle do pH da água e a oxigenação dos tanques. O acompanhamento garante a qualidade da produção e otimiza os resultados dos piscicultores. O serviço é ofertado gratuitamente pelo Núcleo de Pesca da Semap.
“Sempre tive o sonho de produzir peixe para comercializar, mas, devido aos altos custos, não tive como concretizar esse empreendimento. Agora, com o apoio da prefeitura, esse sonho se tornará realidade”, ressaltou o piscicultor, Ailton Mota.
Orientação técnica visa fortalecer a atividade de piscicultura em Santarém
Ascom Semap / Divulgação
Nas localidades visitadas, os técnicos do município coletaram também informações de áreas para instalação de um polo produtivo de piscicultura. A ideia é apoiar os pequenos produtores rurais que pretendem diversificar a produção em suas propriedades.
“A ação de fomento à piscicultura é uma determinação do nosso prefeito Zé Maria Tapajós. A iniciativa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da produção de peixes nas propriedades rurais, oferecendo suporte aos produtores. Esse programa será expandido em nosso município”, destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.
Segundo o chefe do Núcleo de Pesca, Jucivaldo Pereira, além do acompanhamento da produção dos piscicultores, as ações visam identificar os possíveis novos piscicultores, estimulando e orientando para a construção de novos viveiros (tanques), dentro dos parâmetros técnicos.
“Essa ação é o pontapé para o projeto de revitalização da piscicultura, uma atividade que tem muito a oferecer para a nossa região e que pode ser agregada como fonte de renda. A visita técnica de acompanhamento ganha também, nesse caso, o caráter de fomento, já que outros produtores são incentivados a investirem na criação de peixes”, disse.
Piscicultores receberam orientação dos técnicos do Núcleo de Pesca da Semap
Ascom Semap / Divulgação
O coordenador da Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), Tiago Oliveira também participou das visitas e destacou a importância do suporte técnico oferecido aos produtores.
“Nosso compromisso é fortalecer a piscicultura familiar, garantindo que os agricultores tenham acesso às melhores práticas para desenvolver sua produção com qualidade. Este ano, seguindo nosso planejamento, buscaremos aumentar o número de produtores incentivados a trabalhar com a prática da piscicultura”, ponderou.
As visitas fazem parte de uma agenda de atividades contínuas que visam valorizar o trabalho dos produtores rurais gerando renda e fortalecendo a agricultura familiar em Santarém.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.