Clima para sexta-feira (28): tempestades em diversas regiões

Há possibilidade de tempestades em diversas regiões do país.Tasos Mansour

A sexta-feira (28) contará com tempo instável em todo o país, com alerta de temporais em grande parte do território nacional.

O país segue com probabilidade de chuva isolada em Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).   

Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São Luís (MA).

Fenômenos meteorológicos em destaque

Um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que se transformará em ciclone extratropical entre a madrugada de sexta-feira (28) e a manhã de sábado (29), gerou alertas para tempestades com chuva forte, ventos intensos e risco de granizo.

O ciclone que se forma a sudeste do estado gaúcho, com pressão central de 995 hPa, deverá se deslocar rapidamente para o alto mar, trazendo, inicialmente, instabilidade com formações de nuvens de grande desenvolvimento vertical e células de tempestade.

Em Minas Gerais, a combinação de ar quente úmido e passagem de frentes frias tem causado fortes pancadas de chuva – em algumas localidades, acumulados de até 100 mm – com riscos de alagamentos e transtornos urbanos.

Na capital federal, Brasília enfrenta uma sequência de temporais que pode ultrapassar 90 mm de precipitação até sábado, enquanto São Paulo registra temperaturas recordes para março, com picos históricos e médias superiores à normalidade.

Alertas do INMET

Em 26 de março de 2025, às 21h, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um aviso de chuvas intensas classificadas com “Perigo Potencial” para diversas localidades do litoral nordestino, que vai do Piauí até a Paraíba.

Segundo o comunicado, as precipitações devem variar de 20 a 30 mm por hora – podendo acumular até 50 mm durante o dia –, acompanhadas de ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h.

O alerta, com vigência até 27 de março de 2025, às 23h59, visa antecipar possíveis riscos, como cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

As áreas abrangidas pelo alerta incluem as seguintes regiões do litoral: Noroeste Cearense, Mata Paraibana, Oeste Potiguar, Norte Cearense, Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe, Leste Potiguar, Central Potiguar, Norte Piauiense e Agreste Potiguar.

A divulgação desta previsão busca ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre a situação meteorológica e incentivá-los a acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais.

Bookmark the permalink.