Mirante da Ponte Estaiada: Fechado há seis meses, prefeitura de Teresina fala sobre reabertura do ponto turístico


Visitação deixou de acontecer por problemas técnicos nos elevadores, em setembro de 2024. Antes do novo fechamento, os elevadores estavam funcionando de forma precária. Mirante do complexo turístico da Ponte Estaiada está fechado há 6 meses
O Mirante da Ponte Estaiada de Teresina está fechado há seis meses. Nesta quinta-feira (26), o secretário municipal de turismo da capital, Sávio Normando, falou, em entrevista ao Bom Dia Piauí, sobre a reabertura do ponto turístico de onde é possível ter uma visão de 360° da cidade a quase 100m de altura.
Desde sua inauguração, em fevereiro de 2011, o mirante já foi fechado diversas vezes pelo mesmo problema: os dois elevadores panorâmicos que dão acesso ao local. Antes do novo fechamento, em setembro de 2024, o local havia voltado a receber visitantes em março, de forma precária, parcial.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) informou que, após avaliar a estrutura, um dos dois elevadores não poderá ser recuperado e que, devido ao alto custo, o órgão não poderá comprar outro no momento.
“O segundo deverá e poderá ser recuperado. Nós estamos verificando valores e orçamentos para dar a agilidade necessária a essa questão que foi encontrada”, explicou o secretário Sávio Normando.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Mirante da Ponte Estaiada em Teresina
Lucas Marreiros/g1
Além do conserto nos elevadores, devem acontecer manutenções na estrutura da ponte, recuperação de vazamentos causados pelas chuvas e limpeza.
Sobre o prazo de entrega, o secretário pediu que a população tenha paciência. “Ainda não tenho as informações da empresa técnica que está fazendo a averiguação. Estamos trabalhando com os maiores esforços para que o mais rápido possível aconteça”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Acesso ao mirante já foi limitado por conta do calor
O Mirante tem capacidade para 100 pessoas. Quando em funcionamento, o acesso pelos elevadores, que têm capacidade para 10 pessoas, era dividido em grupos de quatro adultos e duas crianças ou somente cinco adultos por vez, e tempo máximo de 10 minutos para a visita.
Os visitantes pagavam o valor de R$ 4,00 (inteira), com meia (R$ 2,00) para estudantes e professores que apresentavam identificação, além de isenção para idosos, crianças até 10 anos e pessoas com deficiências são isentos.
Rio Poti visto do alto do Mirante da Ponte Estaiada
Francisco das Chagas
Sobre a ponte
A ponte foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina e inaugurada em março de 2010. Sobre o Rio Poti, a ponte facilita o deslocamento entre as regiões central e leste da capital.
O mirante, localizado no topo do único mastro central onde os estaios são sustentados, tem cerca de 300m quadrados, tendo sido projetado para receber visitantes.
O local foi inaugurado apenas em fevereiro de 2011, quase um ano depois da inauguração da ponte. E trata-se de um mezanino, construído nos moldes do que fica no mirante da Torre Eiffel.
Ele é montado com peças de metal e aço e revertido com cortina de vidro, totalmente climatizado. O acesso é pelo lado leste da ponte pela Avenida Raul Lopes. A altura é equivalente a de um prédio de 32 andares.
O ponto turístico recebe cerca de 50 mil visitantes por ano, segundo a prefeitura.
*Estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Bookmark the permalink.