Golpe do falso advogado faz dezenas de vítimas e alerta a OAB

OAB realizou discussão sobre o tema com todas as unidades da ordemDivulgação/OAB

Um golpe que tem crescido no país e acendeu um alerta na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo número crescente de vítimas. Conhecido como “golpe do falso advogado”, a prática já fez dezenas de vítimas e gerou uma operação em conjunto das Polícias Civis do Rio Grande do Sul e do Ceará.

A fraude consiste no criminoso fingir ser um profissional contratado e exige transferências, geralmente via PIX, sob o pretexto de um pagamento prévio para liberar valores de uma causa ganha. Os principais alvos são pessoas que estão com processos na Justiça e aguardam resoluções.

A prática explora a engenharia social, ou seja, se faz valer do emocional e da confiança das vítimas para extorquir dinheiro, prometendo o recebimento tão aguardando, que é maior do que a taxa, a partir de um suposto processo judicial.

Os golpistas podem invadir ou clonar o WhatsApp de advogados e escritórios, usando fotos e logotipos para enganar as vítimas. Também podem utilizar números desconhecidos, e-mails, SMS ou redes sociais, simulando mensagens de secretárias, instituições financeiras ou suporte técnico.

Operação da Polícia Civil

Operação da Polícia Civil contou com 60 agentesDivulgação/PCRS

Nesta quinta-feira (27), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), deflagrou a Operação Charlatan para combater o crime do falso advogado.

Ao todo, 60 agentes dos dois estados cumpriram 24 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão nas cidades de Fortaleza e Maracanaú. Até o momento, nove pessoas foram detidas. 

Segundo a Delegada Titular da 3° Delegacia de Polícia de Canoas, Luciane Bertoletti, a ação visa desarticular uma organização criminosa interestadual, especializada na prática do golpe de estelionato. “Durante a investigação, identificamos mais de 30 vítimas, somente em Canoas e Região Metropolitana de Porto Alegre, as quais tiveram um prejuízo de mais de 700 mil reais”, afirmou a delegada.

Os suspeitos enganavam as vítimas, que acreditavam ter dinheiro a receber de precatórios. Para liberar o valor, elas faziam depósitos achando que estavam pagando taxas, impostos e honorários.

Alerta na OAB

No último sábado (22), a OAB Nacional e suas 27 subseções discutiram medidas para conscientizar a população e a classe sobre a existência do golpe, praticado por criminosos que utilizam dados públicos de advogados para roubar dinheiro de pessoas com processos na Justiça.

A Ordem criou um grupo de trabalho nacional e aprovou o encaminhamento de um protocolo ao Ministério da Justiça, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Governo Federal, solicitando ações e campanhas de combate ao golpe.

Como se proteger

Para quem é cliente com processo na Justiça, fique atento aos indícios do golpe do falso advogado. Desconfie de ligações, mesmo que sejam supostamente de conhecidos, solicitando dados para confirmação.

Confira se o número é mesmo do advogado ou escritório, e estabeleça uma comunicação por um meio fixo. Os pagamentos também devem ser combinados previamente para apenas uma instituição financeira, com os mesmos dados bancários.

Caso seja vítima do golpe, faça capturas de tela de todo o contato e deixe salvo, incluindo comprovante de pagamento. Com os registros, faça um Boletim de Ocorrência em uma delegacia policial.

A OAB de Mato Grosso do Sul criou o canal “Falso advogado”, que permite que  tanto os cidadãos quanto advogados comuniquem e registrem os casos suspeitos. A ideia é aumentar a segurança para todos os envolvidos em processos no estado.

A Ordem também tem reforçado que apenas advogados registrados na OAB podem atuar legalmente e que, por isso, qualquer contato suspeito que envolva uma solicitação financeira deve ser verificado imediatamente.

Bookmark the permalink.