Município de Monte Alegre se destaca por redução de crimes e boa relação com a polícia


Com índices recordes de segurança, a cidade do oeste do Pará, Monte Alegre, se tornou um exemplo de tranquilidade no Estado, com destaque para a queda de roubos e furtos em 2025. Polícia Militar em Monte Alegre
Agência Pará/Divulgação
O município de Monte Alegre, no oeste do Pará, é um dos melhores exemplos da qualidade do serviço de segurança prestado à população, com excelentes índices. Só para se ter uma noção da tranquilidade por lá, nos dois primeiros meses deste ano, nenhum crime de roubo foi registrado na cidade, segundo a Segup.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Os investimentos do Governo do Pará para reforçar a segurança nos 144 municípios do Estado não param de refletir em bons resultados. O mês de fevereiro de 2025, por exemplo, foi o melhor dos últimos 15 anos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), divulgados no último dia 13 de março. A redução nos índices de roubo chegou a 74,3% e as de furto, 35%.

Monte Alegre, no oeste do Pará
Agência Pará/Divulgação
E foi essa calmaria que atraiu a lavradora Benedita Quaresma à região de Monte Alegre. “Eu moro aqui há 20 anos e ando na rua na maior tranquilidade. Aqui você pode pegar a bolsa, sair com joias na rua que nada vai te acontecer, mesmo que sejam altas horas da noite. Por isso que há duas décadas decidi sair de Cametá em busca de paz. Aqui é a melhor cidade para se viver no Pará”, festeja Benedita.

Benedita Correa moradora de Monte Alegre
Agência Pará/Divulgação
A estudante de 20 anos, Daniele Silva, se desloca na cidade a pé e diz não saber como é a sensação do medo. “Nunca fui assaltada aqui e saio na rua com tudo na bolsa. Vou e volto para casa a pé, sem medo de assalto ou violência. Aqui é uma cidade boa para morar”, destaca.
Daniele Silva moradora de Monte Alegre
Agência Pará/Divulgação
Polícia mais próxima

A segurança de Monte Alegre é explicada pela parceria entre a Polícia Militar e os moradores da cidade. Major Leonardo Dutra, comandante do 18º BPM – que atende cerca de 100 mil moradores de Monte Alegre e Prainha -, destaca a boa relação com a comunidade como o grande aliado no combate à criminalidade na região.
“Aqui as pessoas têm livre acesso à polícia e sabem que podem contar conosco em qualquer situação. Por isso é comum viaturas serem paradas no meio da rua por alguém que precisa de ajuda ou que está em situação de perigo. Nosso efetivo está preparado para melhor atender a comunidade e planejar uma resposta imediata para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos”, ressalta.

O 18º Batalhão de Polícia Militar é composto por 170 militares que atuam em 15 viaturas, 12 motocicletas e em lanchas, durante as fiscalizações e operações fluviais. Elaene Moreira conta que morava em Alenquer e recentemente mudou para Monte Alegre. Se encheu de alegria ao perceber a quantidade de policiais na rua e entender que poderia ficar à vontade com o filho de 7 anos sem a preocupação com assaltos ou qualquer abordagem criminosa.
Elaene Moreira como filho moram em Monte Alegre
Agência Pará/Divulgação
“Eu sinto uma tranquilidade tão grande aqui que nem sei explicar. Consigo brincar com meu filho sem ter que estar em constante vigilância. É um espaço perfeito para a família, sempre com o apoio da PM”, elogia a dona de casa.
Operações específicas fortalecem o trabalho da PM
Major Leonardo destaca que, além das operações de rotina em todo o estado, a PM de Monte Alegre planeja ações específicas, coordenadas pelo 18º BPM. Uma delas é a Força Suprema, que canaliza todo o efetivo com ações em motos e viaturas para combater a criminalidade de forma mais enérgica. No início de 2025 um dos líderes do tráfico de drogas de Macapá foi preso na cidade, após fugir do Amapá e tentar se esconder na zona rural monte-alegrense.
“São ações planejadas para visitar todos os lugares com o maior número de agentes de segurança. Vamos com veículos de 4 e 2 rodas em áreas urbanas e rurais. Também temos a Operação Lince que tem como foco os bairros mais afastados do centro urbano da cidade. Então nosso efetivo vai até lá, enfrentando areiões e áreas com erosão para garantir que a ordem esteja mantida em toda a região”, conclui o comandante.
Durante o inverno amazônico a PM também fortalece a ronda nas áreas ribeirinhas, com apoio de lanchas, para coibir o furto de gado e a circulação de pessoas com drogas. O monitoramento de rios e estradas interligadas na calha norte representa a presença do Estado numa área que antes não tinha o controle do estado.
Monte Alegre, vista do alto
Agência Pará/Divulgação
“O governo do Pará tem priorizado investimentos estratégicos na região do Oeste do Estado, combinando infraestrutura, segurança pública e ações integradas contra o crime organizado. A Polícia Militar desempenha um papel central nesse cenário, com operações que destacam a eficácia no combate ao tráfico de drogas e no controle das rotas fluviais. Os investimentos em tecnologias e em estratégias têm colocado a segurança pública à frente das organizações criminosas. A instalação das bases fluviais, Antônio Lemos no estreito de Breves e Candiru na cidade de Óbidos, são exemplos desse investimento que impactaram nas rotas fluviais do tráfico de entorpecentes”, explica o comandante-geral da PM, coronel Dílson Júnior.
“Outras estratégias são o monitoramento das rotas e a integração das forças de segurança, onde ações coordenadas entre Polícia Militar, Civil e inteligência estadual resultaram na desarticulação do caminho do tráfico. Essas ações resultam, ainda, na redução histórica dos índices de criminalidade violenta não só na região Oeste, mas por todo o Pará”, completou o comandante-geral.
Juliana Ribeiro moradora de Monte Alegre
Agência Pará/Divulgação
“Eu não canso de dizer para todo mundo que Monte Alegre é ótima. Indico como moradia para todo mundo porque você pode ficar com o celular na mão, sem receio de assalto”, celebra a vendedora Juliana Ribeiro, de 21 anos.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Bookmark the permalink.