Pavonia neuropetala: conheça flor rara encontrada por pesquisadores após sobreviver a queimadas


Espécie foi categorizada como ‘criticamente em perigo’, já que encontra-se numa área que teve mais de 50% atingida por incêndios em 2024. Nova espécie de flor é descoberta na Estação Ecológica da Serra das Araras, em Mato Grosso.
Marcos Rondon, Ana Kelly e Thales Coutinho
Considerada uma flor rara e ameaçada, a Pavonia neuropetala foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante uma expedição na Estação Ecológica da Serra das Araras, entre os municípios de Porto Estrela e Cáceres, em Mato Grosso. A descoberta ocorreu em março do ano passado, no entanto, a divulgação foi feita somente nessa segunda-feira (24), após a publicação na revista internacional Phytotaxa.
A flor tem seu nome inspirado em características morfológicas marcantes, como a nervura das pétalas, e foi escolhido pelos próprios pesquisadores após confirmarem que se tratava de uma nova espécie do gênero Pavonia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A flor foi coletada, herborizada — quando plantas vivas são coletadas e secadas para conservar os órgãos, para estudo de botânica — e identificada no Herbário UFMT, do campus de Cuiabá.
Nova flor encontrada em Mato Grosso
Marcos Rondon, Ana Kelly e Thales Coutinho
Segundo os pesquisadores Marcos Rondon, Ana Kelly e Thales Coutinho, a descoberta foi confirmada após uma extensa análise de bibliografias nacionais e internacionais, bancos de dados online e comparação com amostras e descrições originais.
“Consultamos bibliografias específicas do Brasil e outros países próximos, bancos de dados online, comparação com amostras e descrições originais. Chegamos à conclusão de que esta Pavonia se tratava de algo sem nome, sugerindo uma nova espécie. A partir daí, trabalhamos para a publicação da Pavonia neuropetala, nome escolhido por nós”, explicou Marcos Rondon.
A flor foi classificada como “criticamente em perigo”. Em 2024, mais da metade da área da Estação Ecológica foi atingida por queimadas — e, até agora, a espécie só foi encontrada nesse local.
A Pavonia neuropetala pertence à família do hibisco e possui características como epicálice, tubo estaminal e folhas serreadas.
Pesquisadores Marcos Rondon, Ana Kelly e Thales Coutinho durante expedição na Serra das Araras
Reprodução
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Bookmark the permalink.