Protestos contra Trump levam milhares de pessoas às ruas nos EUA

Opositores do presidente Donald Trump e do bilionário Elon Musk se reuniram para protestar contra as ações do governo em relação à redução de pessoal, à economia, aos direitos humanos e outras questões. Os protestos contra Trump ocorreram em todo território americano neste sábado (5).

Imagem mostra um dos protestos contra Trump na capital do país

Protestantes se reuniram em Washington, onde fica a sede do governo – Foto: AP/Manuel Balce Ceneta/ND

Mais de 1.200 manifestações “Hands Off!” foram planejadas por mais de 150 grupos, incluindo organizações de direitos civis, sindicatos, defensores LGBTQ+, veteranos e ativistas eleitorais.

Os locais de protesto incluíram o National Mall, em Washington, DC, capitais estaduais e outros locais em todos os 50 Estados norte-americanos.

Manifestantes são contra medidas do governo Trump

Os manifestantes atacaram as medidas do governo Trump como as demissões de milhares de funcionários federais, fechamentos de escritórios de campo da Administração da Previdência Social e agências inteiras, deportações de imigrantes, reduções das proteções para pessoas transgênero e cortes no financiamento federal para programas de saúde.

Imagem mostra Donald Trump firmando mãos com bilionário Elon Musk, a quem deu importante cargo em seu governo

Elon Musk foi nomeado para cargo no governo Trump – Foto: Reprodução/ND

Elon Musk desempenhou um papel fundamental na redução do tamanho do governo como chefe do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês). Ele diz que está economizando bilhões de dólares para os contribuintes.

Protestos contra Trump ocorreram em todo país

Kelley Robinson, presidente do grupo de defesa dos direitos humanos Human Rights Campaign, discursou no protesto em Washington, criticando o tratamento dado pelo governo Trump à comunidade LGBTQ+. “Os ataques que estamos vendo não são apenas políticos. Eles são pessoais, pessoal”, disse.

Milhares de pessoas marcharam no centro de Manhattan, em Nova York. Em Massachusetts, outros manifestantes se reuniram no Boston Common.

Os cartazes diziam “Tirem as mãos da nossa democracia”, “Tirem as mãos da nossa Previdência Social” e “Diversidade, igualdade, inclusão torna a América forte. Tirem as mãos!”

Foto mostra um dos protestos contra Trump feito na Flórida

Protestos contra Trump chegaram ao clube de golfe do presidente dos EUA – Foto: AP/Alex Brandon/ND

Centenas de pessoas também se manifestaram em Palm Beach Gardens, Flórida, a algumas milhas do campo de golfe de Trump em Jupiter, onde ele passou a manhã no Senior Club Championship do clube.

Questionada sobre os protestos, a Casa Branca disse em uma declaração que “a posição do presidente Trump é clara: ele sempre protegerá a Previdência Social, o Medicare e o Medicaid para beneficiários qualificados”.

“Enquanto isso, a posição dos democratas é dar benefícios da Previdência Social, Medicaid e Medicare para estrangeiros ilegais, o que levará esses programas à falência e esmagará os idosos americanos.”

Fonte: Associated Press

Bookmark the permalink.