Vítima de queda de helicóptero no Hudson comemorava aniversário

Família morta em queda de helicóptero comemorava aniversário em Nova YorkReprodução/New York Helicopter Tours LLC

A família espanhola que morreu na queda de um helicóptero turístico no rio Hudson, em Nova York, na última quinta-feira (10), estava na cidade para comemorar o aniversário de um dos três filhos. A tragédia matou seis pessoas – cinco integrantes da mesma família e o piloto da aeronave.

Agustín Escobar, CEO global da divisão de infraestrutura ferroviária, e sua esposa, Merce Camprubí Montal, gerente de comercialização global, embarcaram no passeio ao lado dos filhos de 4, 5 e 11 anos. A família havia chegado recentemente a Nova York, vindo de Barcelona, para a celebração.

Segundo o jornal espanhol ‘El Diario’, logo após desembarcarem nos Estados Unidos, eles decidiram fazer um tour panorâmico sobre Manhattan e a Estátua da Liberdade a bordo de um helicóptero da empresa New York Helicopter Tours.

Fotos publicadas no site da companhia mostram a família sorridente momentos antes do embarque no Bell 206L-4 LongRanger IV. Minutos depois da decolagem, o piloto, de 36 anos e ainda não identificado, comunicou à base que a aeronave estava com pouco combustível e que retornaria para reabastecimento. A tragédia aconteceu cerca de 16 minutos após a partida.

De acordo com relatos do Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY), testemunhas ouviram um forte estrondo e viram o helicóptero se partir no ar, com as hélices se desprendendo da fuselagem. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a aeronave cai de ponta-cabeça no rio, próximo ao Pier 40, em Manhattan.

Quatro vítimas morreram no local e outras duas foram levadas ao hospital, mas não resistiram. As equipes de resgate retiraram os destroços do fundo do rio durante a noite e seguiram com as buscas na manhã seguinte.

O CEO da New York Helicopter Tours, Michael Roth, se disse devastado com a tragédia. “Sou pai e avô. Ter crianças naquele helicóptero foi devastador para mim. Em 30 anos no ramo, nunca vi algo assim. Pela análise do vídeo, parece que as hélices principais se soltaram. Pode ter sido uma colisão com uma ave ou uma falha mecânica, mas não sabemos ainda”, declarou ao jornal ‘The Post’.

Roth também afirmou que o piloto chegou a informar a necessidade de pousar para abastecer. “Ele ligou dizendo que ia aterrissar para reabastecer. Deveria levar três minutos, mas 20 minutos depois, ele não havia chegado”, contou.

A tragédia também repercutiu entre autoridades. O presidente Donald Trump lamentou o acidente em sua rede social. “Terrível acidente. O vídeo é horrível. Deus abençoe as famílias e amigos das vítimas”, escreveu.

A New York Helicopter Tours ainda não se pronunciou oficialmente sobre as causas da queda, que seguem sob investigação das autoridades norte-americanas.

Bookmark the permalink.