Grupo feminino Divas do Samba celebra Dia Nacional da Mulher Sambista com show em Boa Vista


Apresentação ocorre na noite deste sábado (12) com repertório que homenageia grandes mulheres que fazem parte da história do samba no Brasil. Divas do Samba é composto por oito mulheres
Reprodução/Instagram
O grupo feminino Divas do Samba se apresenta na noite deste sábado (12), em Boa Vista, com um show em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Sambista. Formado por oito mulheres, o grupo sobe ao palco do Eskina Lounge a partir das 21h, com repertório que homenageia grandes mulheres que fazem parte da história do gênero musical.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
🥁 O Eskina Lounge fica localizado na avenida Ville Roy, 2670, bairro Caçari. O Dia Nacional da Mulher Sambista é comemorado em 13 de abril, data de nascimento de Dona Ivone Lara, sambista conhecida nacionalmente como a “Grande Dama do Samba” no país.
💃 Grupo roraimense, o Divas do Samba é composto por: Izabel Fernandes e Eduarda Thomáz, como cantoras; Ana Laura, no cavaquinho; Midian do Valle, no pandeiro; Clara Porto, no surdo; Bad, no tantan; e Socorro Magalhães e Rosiane Lima, no ganzá. Juntas, elas fazem apresentações de até 45 músicas sucessos do samba brasileiro.
História das Divas do Samba
O grupo Divas do Samba foi formado no início de 2024. A idealizadora, Ana Laura, tentou criar um grupo de percussão em 2019 – no começo deu certo, mas com a pandemia o projeto acabou ficando de lado.
Em 2023, Ana Laura participou de um evento internacional de inclusão das mulheres na roda de samba, em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ela ficou encantada e voltou para Boa Vista com a ideia de reorganizar o grupo de mulheres, dessa vez, com foco no samba.
“Começamos a procurar algumas cantoras, também quem tocasse violão, pandeiro. Aos poucos fomos encontrando as pessoas. Também oferecemos oficina para quem não soubesse tocar o instrumento, para aprender. Só com mulheres”, relembrou.
A primeira apresentação do grupo foi nos primeiros meses de 2024, com músicas simples. E todos os ensaios e reuniões acontecem no quintal da casa de Ana Laura. Lá, elas montaram um repertório e construíram um movimento pouco visto em Roraima: uma roda de samba formada apenas por mulheres.
“Esse espaço [do samba em Roraima] é ocupado predominantemente por homens. Você quase não vê a presença feminina nas rodas de samba. Aos poucos, estamos ocupando esses espaços. Começamos a fazer participações em outros shows, com uma média de 45 músicas”.
As oito mulheres conciliam as múltiplas responsabilidades do dia a dia, enfrentam os desafios pessoais e profissionais, mas sem deixar o samba e o sonho morrer.
“No meio disso tudo, nós estudamos nossos instrumentos, nos reunimos duas vezes na semana, para melhorar nosso repertório. A gente enfrenta de tudo para tentar conquistar um espaço. Nosso objetivo é a inserção de mulheres nas rodas de samba”, reforça Ana Laura.
“Esse é o mundo que eu vivo”, resume.
Serviço
Show em homenagem ao Dia Nacional da Mulher Sambista com as Divas do Samba
QUANDO: neste sábado (12), a partir das 21h
ONDE: Eskina Lounge, na avenida Ville Roy, 2670, bairro Caçari, zona Leste.
QUANTO: R$ 25 (mulher tem entrada gratuita até às 22h)
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Bookmark the permalink.