Microsoft e Google se preocupam com atraso do Brasil em relação a profissionais de IA

Imagem representando profissionais de IA

Microsoft e Google se preocupam com atraso do Brasil em relação a profissionais de IA – Foto: Divulgação/ND

Dentre os assuntos tratados na Brazil Conference, que está acontecendo nas universidades de Harvard e MIT, nos Estados Unidos, a tecnologia e IA (Inteligência Artificial) se destacaram neste domingo (13).

Tânia Cosentino, diretora-geral da Microsoft Brasil, afirmou durante o painel “Inteligência Artificial: Inovação, Inclusão e Sustentabilidade” que o Brasil precisa formar mais profissionais na área da IA. O painel foi transmitido ao vivo pelo canal da conferência no YouTube.

Diretora-geral do Microsoft afirma que existem cerca de 500 mil vagas para profissionais de IA em aberto no Brasil

Segundo Cosentino, profissões não irão desaparecer, mas passarão por mudanças e, por isso, profissionais devem ser preparados para lidar com este cenário. No Brasil, há falta de mão de obra no setor tecnológico.

Diretora-geral do Microsoft afirma que existem cerca de 500 mil vagas para profissionais de IA em aberto no Brasil – Foto: Brazil Conference/Redes Sociais/Reprodução

A representante da Microsoft Brasil no evento expôs que existem cerca de 500 mil vagas em aberto, que não conseguem ser preenchidas. Ela aponta a importância de conversar com o governo sobre o assunto e que gostaria de um plano para a formação de profissionais que saibam manusear IA.

Presidente do Google Brasil fala sobre diminuição de profissionais STEAM formados no país

O painel também contou com a presença de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, que demonstrou preocupação com a diminuição da formação de profissionais brasileiros nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, conhecidas como STEAM.

Presidente do Google Brasil fala sobre diminuição de profissionais STEAM no país – Foto: Pixabay/Reprodução

Enquanto no Brasil são formados cerca de 280 mil pessoas nestes cursos por ano, nos Estados Unidos o número de profissionais chegam a 850 mil e na china, o total é de 3 milhões.

Bookmark the permalink.