Cidades de SC decretam luto por causa da morte do papa Francisco


Estado e municípios importantes como Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó publicaram luto no Diário Oficial. Papa Francisco morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira, na Cidade do Vaticano. Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica
Cidades importantes de Santa Catarina, assim como o próprio governo do estado, decretaram luto oficial por causa da morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21). Municípios como Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó produziram decretos.
As prefeituras destacaram que não há mudanças nos serviços públicos municipais.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira abaixo os decretos dos principais municípios e do estado:
Estado
Decretou luto de três dias. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado.
“Em homenagem ao Papa Francisco. Em respeito à Igreja e aos milhares de catarinenses católicos”, escreveu o governador, Jorginho Mello (PL), nas redes sociais.
Florianópolis
Decretou luto oficial de três dias. “O município reconhece sua atuação em prol das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis, dialogando com as diferentes religiões”, disse a prefeitura em nota sobre o papa.
O decreto de luto foi publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda.
Blumenau
O município do Vale do Itajaí decretou luto de três dias. O documento será publicado no Diário Oficial do Município de terça (22).
Segundo a prefeitura, o decreto “é uma forma de homenagear o primeiro papa latino-americano e reconhecer o esforço da maior liderança da Igreja Católica na união de todos os povos e crenças, valorizando o diálogo e a paz entre as diferentes religiões”.
Criciúma
O município do Sul catarinense decretou luto oficial de três dias. Durante o período de luto, as bandeiras nos órgãos públicos municipais permanecerão hasteadas a meio-mastro, em sinal de reverência e respeito.
“Reconhecendo a relevância de seu legado como líder espiritual de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, Chefe de Estado do Vaticano e defensor incansável da paz, da justiça social, do diálogo inter-religioso e da dignidade humana”, escreveu em nota a prefeitura sobre o papa.
Balneário Camboriú
O município do Litoral Norte decretou luto oficial de três dias. O Decreto Municipal 12.258 será publicado em Diário Oficial. Durante o período de luto oficial, a bandeira do município será hasteada a meio-mastro em todos os prédios públicos.
“O luto oficial reconhece a importância histórica, espiritual e humanitária do papa Francisco, líder da Igreja Católica e figura de destaque mundial por sua trajetória de diálogo, simplicidade, defesa da paz e compromisso com os mais vulneráveis, sendo o primeiro latino-americano a ocupar a vaga”, disse a prefeitura em nota.
Balneário Camboriú decreta luto de 3 dias por causa da morte do papa Francisco
Reprodução/Redes sociais
Chapecó
O maior município do Oeste catarinense decretou luto oficial de três dias. Durante esse período, as bandeiras da Prefeitura Municipal devem ficar a meio-mastro.
Joinville
A prefeitura explicou que, como já foi decretado luto oficial de sete dias em território nacional, isso se sobrepõe aos decreto em esfera estadual e municipal.
Dessa forma, o município vai seguir o luto federal e ficará com as bandeiras em meio-mastro por sete dias. Joinville fica no Norte do estado e é a cidade mais populosa de Santa Catarina.
Morte do papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. O pontífice ficou conhecido pelo seu perfil carismático e pelas reformas que promoveu na Igreja Católica. Ao longo da carreira, antes de ser papa, o argentino também estudou química e trabalhou como professor.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Mas a carreira no catolicismo foi uma escolha própria do argentino. Formado em ciências químicas e professor de literatura, o religioso, filho de imigrantes italianos, acabou se dedicando aos estudos eclesiásticos.
O perfil jovial e descontraído do religioso fez com que ele se tornasse uma opção popular entre os colegas cardeais e uma escolha ideal para a Igreja, que vivia um de seus momentos mais delicados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Bookmark the permalink.