Visita ao túmulo, missa e reinauguração de memorial: Veja como foi dia de homenagens a Tancredo Neves em São João Del Rei


Entre os presentes estavam o ex-presidente José Sarney, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de familiares e admiradores do político. Cemitério do Bonfim, em São João del-Rei, onde Tancredo Neves está sepultado
Marcus Pena/TV Integração
A segunda-feira (21) foi de homenagens a Tancredo Neves em São João del Rei, terra natal do primeiro civil eleito presidente da República depois da ditadura militar. Para marcar os 40 anos de falecimento do político, familiares, amigos, admiradores e autoridades políticas estiveram na cidade histórica.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Por volta das 10h30, uma missa em memória aos 40 anos da morte de Tancredo Neves aconteceu na Igreja de São Francisco de Assis, celebrada pelo monsenhor Geraldo Magela.
A igreja foi aberta ao público, com a presença de familiares do ex-presidente, como os netos Aécio e Andreia Neves, além de autoridades políticas, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
Após a celebração, por volta das 11h40, os convidados seguiram para o Cemitério do Bonfim para visitar o túmulo do ex-presidente, onde foi realizada a cerimônia de encomendação da alma. Músicos da centenária Orquestra Ribeiro Bastos executaram o hino nacional brasileiro.
O túmulo é um ponto turístico em São João del Rei e as visitas são constantes.
“Ele foi muito importante para o nosso país. Toda vez que venho ao cemitério, visito o túmulo dele porque gostava muito do Tancredo. Todo mundo ficou emocionado com a morte dele, porque ele não chegou a tomar posse. O país parou, todo mundo queria saber por que ele morreu”, disse a aposentada Helena Moreira.
Leia Mais: 40 anos sem Tancredo Neves: políticos, especialistas e eleitores refletem sobre a importância do político na redemocratização do Brasil
João Aureliano, aposentado, coveiro de Tancredo Neves
Marcus Pena/TV Integração
A TV Integração esteve em São João del Rei e conversou com o aposentado João Aureliano, que trabalhou como coveiro no dia do enterro de Tancredo Neves. Até hoje, 40 anos depois, ele guarda a colher suja de massa que foi usada para fechar o túmulo do político.
“Naquele dia, foi uma expectativa muito emocionante pra São João Del Rei. O povo estava ansioso pra ver o que ia acontecer, como ia ser o sepultamento. Tinha helicóptero, repórter, flash para tudo quanto é lado, e eu lá no meio”, lembrou João Aureliano
Enterro de Tancredo Neves mobilizou país em 21 de abril de 1985
Memorial Tancredo Neves reconstitui vida do ex-presidente
Memorial Tancredo Neves em São João del Rei
Memorial Tancredo Neves/Divulgação
O memorial Tancredo Neves foi aberto no dia 8 de dezembro de 1990 e reinaugurado nesta segunda-feira (21), após 2 anos fechado. Sob a gestão da Fundação Presidente Tancredo Neves, o espaço preserva a história do estadista mineiro e personalidade são-joanense.
“Tancredo Neves não foi apenas um político; ele foi um verdadeiro farol de esperança e união para o nosso país. Em sua trajetória marcada pelo espírito conciliador e pela busca incessante pelo diálogo, ele abriu caminho para a redemocratização do Brasil, mostrando que a política, quando feita com ética e compromisso, pode transformar sonhos em realidade. Para nós, sanjoanenses, e para os políticos de hoje, Tancredo é uma referência inestimável — um exemplo de coragem, sabedoria e integridade que nos inspira a construir pontes, a valorizar as diferenças e a colocar o bem-estar da população acima de interesses pessoais”, disse Aurélio Suenes, prefeito de São João del Rei.
O Memorial reúne documentos, fotos, cartas, vídeos, matérias jornalísticas e depoimentos, além de objetos pessoais, mobiliário, medalhas e condecorações recebidos por Tancredo ao longo da carreira dele.
O acervo traz registros sobre importantes fatos da história brasileira após o Estado Novo, como o segundo governo de Getúlio Vargas, de quem Tancredo foi ministro da Justiça; os anos JK, a renúncia de Jânio e o curto governo de João Goulart, interrompido pelo golpe militar de 1964.
Fotos e reportagens retratam os acontecimentos que deram início ao processo de abertura política no país e toda atuação de Tancredo como deputado federal e governador de Minas Gerais, além dos encontros e viagens realizados em todo país entre 1983 e 1984.
Também há registros sobre a Aliança Democrática formada em 1985 e que, em janeiro daquele ano, elegeu Tancredo à Presidência da República, e longos dias de internação que antecederam sua morte em 21 de abril também estão presentes.
O memorial fica na Rua Padre José Maria Xavier. O horário de funcionamento do memorial é de terça a sexta-feira das 13h às 17h e aos finais de semana das 9h às 17h.
Relembre inauguração do Memorial Tancredo Neves, em São João del Rei
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Bookmark the permalink.