Projeto de túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes é apresentado na Europa

Imagem do projeto mostra como deverá ser entrada do túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes

Obras do túnel subacuático devem ser um marco na mobilidade urbana da região – Foto: Divulgação/ND

O Município de Itajaí foi convidado a participar do REBUILD 2025, maior fórum europeu dedicado à construção industrializada, digitalização e sustentabilidade. O evento iniciou nesta quarta-feira (23) e segue até sexta (25), na Espanha.

O professor da Univali e diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Paulo J. Rech, apresentou no evento o Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí). O projeto oferece soluções de mobilidade urbana, entre elas o túnel subaquático que ligará os municípios de Itajaí e Navegantes. 

“Fui convidado para mostrar o que estamos desenvolvendo em nossa região na área de mobilidade urbana”, afirmou Paulo. A apresentação do professor foi nesta quarta, durante o painel “Moradia acessível e a cidade: melhorando sua sustentabilidade”.

Além do futuro túnel subaquático, ele destacou a implantação do sistema BRT, que beneficiará os 11 municípios da AMFRI (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu).

Imagem mostra representantes de Itajaí que marcam presença em evento internacional

Representantes do Município de Itajaí marcam presença em evento internacional – Foto: Divulgação/ND

O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky, também está no evento, que aborda temas ligados à engenharia e promove a integração entre diferentes disciplinas, além da padronização de processos.

“São uma série de processos que demonstram a evolução da engenharia em nível mundial, e um município pujante como o nosso não poderia ficar de fora”, diz.

Sobre o túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes

O túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes é um desejo antigo dos moradores do Litoral Norte catarinense e faz parte do Promobis, que visa desenvolver uma rede integrada de mobilidade e transporte público nos 11 municípios da Amfri.

Imagem de projeto mostra onde deverá ser implantado o túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes

Túnel entre Itajaí e Navegantes é aguardado há anos pela população  – Foto: Promobis/ Divulgação

O Promobis é um projeto pioneiro no Brasil, pela proposta de gestão consorciada, composto por três grandes iniciativas que podem mudar o futuro da região para melhor: um Sistema de Transporte Coletivo Regional; túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes; e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú.

O projeto que foi iniciado em 2019 através de uma parceria do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário e o Banco Mundial tem o investimento estimado em US$ 342 milhões, sendo dividido entre recursos públicos e privados e com previsão de geração de 11 mil empregos diretos e indiretos na região.

Com 29 metros de profundidade, o túnel subaquático promete desafogar o trânsito e reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre os municípios. Terá faixas exclusivas para transporte público, além de permitir a passagem de pedestres e ciclistas.

Bookmark the permalink.