Apresentador Vanderson Nascimento acompanha despedida do papa Francisco no Vaticano


Jornalista desembarcou na sexta-feira (25) e faz uma cobertura especial da despedida do pontífice. Caixão do papa Francisco chegou para sepultamento
Reprodução/TV Globo
Vanderson Nascimento, apresentador do Bahia Meio Dia, telejornal da TV Bahia, acompanhou o funeral do Papa Francisco direto do Vaticano, na manhã deste sábado (26). A cerimônia teve início às 5h, no horário de Brasíllia – 10h, no horário local.
Através de uma transmissão ao vivo no Instagram do g1 Bahia, Vanderson, junto com Mônica Melo, produtora da TV Bahia, compartilhou com os internautas os momentos mais marcantes e bastidores do ritual histórico.
O corpo do papa Francisco chegou ao seu destino final, na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será sepultado neste sábado. A cerimônia não será aberta ao público e não terá transmissão ao vivo.
O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração damissa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
No papamóvel, o caixão passou por pontos famosos e simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.
Segundo Vanderson, o cerimônia do funeral do Papa Francisco foi marcada por muita emoção e quebra de protocolos.
“Ele era isso. Carismático, engraçado, falava de futebol, então quando ia sendo contada a história dele ao longo do funeral, as pessoas aplaudiam e celebravam o legado deixado pelo Papa Francisco. […] Falar sobre ele é falar sobre amor, caridade, fé, humildade”, disse o apresentador.
O jornalista também mostrou para os internautas a estrutura montada para a imprensa no Vaticano, que conta com profissionais de todo o mundo. Ele relatou que chegou bem cedo para a cobertura do funeral e disse que fez o mesmo percurso no local onde o corpo do Papa Francisco passou e se emocionou.
Ele também falou sobre a brasileira Bianca Fraccalvieri que leu, em português, a Oração Universal durante a missa de funeral do papa Francisco , e disse que encontrou diversos brasileiros antes da cerimônia.
“Eu vi muitos brasileiros na hora de começar a cerimônia e tinha muita gente, uma fila enorme. Vaticano é um país, dentro de Roma, então tem que passar por imigração e revistas, então tinha muita gente e foi até um pouco desorganizado mesmo esse acesso ao Vaticano hoje pela manhã. Foi bem confuso entrar aqui nesses espaços e eu encontrei brasileiros neste momento”, afirmou Vanderson.
Em entrevista à Vanderson Nascimento, o português Alexandre falou sobre a emoção em participar da cerimônia de funeral do papa Francisco . “É indescritível o que o papa representava para tanta gente. É uma maneira de prestar uma última homenagem. Participei da cerimônia, mas não consegui ver de perto porque tinha muita gente”, falou o português.
Initial plugin text
Santuário Santa Dulce dos Pobres realiza série de missas em memória pelo sétimo dia de morte do papa Francisco
Casal, ativista ambiental e padre: baianos relembram bênção do papa Francisco no Vaticano
Com a morte do papa Francisco, a Igreja Católica se prepara agora para um novo conclave que escolherá seu sucessor. A palavra “conclave” vem do latim cum clavis e significa “fechado à chave”, uma referência ao fato de os cardeais permanecerem trancados, sem comunicação com o resto do mundo, durante o processo.
Segundo o Vaticano, 135 cardeais estão aptos a participar da votação, chamada Conclave. Entre eles, está Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, de 65 anos.Ele está no Vaticano para a cerimônia de despedida e é apontado como um dos possíveis sucessores do Papa Francisco.
Vanderson Nascimento ficará no Vaticano até a conclusão do conclave e falou sobre a expectativa da votação.
“Há uma semana de luto pela morte do papa e, em seguida, acontece a votação. Dom Sérgio da Rocha está por aqui e, segundo os especialistas, ele é o cardeal brasileiro que tem mais chance, mas é muito difícil ter outro sul-americano no papado. Mas isso só se decide mesmo no conclave”, disse o apresentador.
Em 2019, durante o pontificado de Papa Francisco, a Rede Bahia também marcou presença no Vaticano durante a cerimônia de canonização de Irmã Dulce. A cobertura foi conduzida pelo jornalista Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã, que mostrou a fé e a devoção dos brasileiros à primeira santa nascida no Brasil, a Santa Dulce dos Pobres.
Vanderson Nascimento mostra jovens que encararam a madrugada fria para o adeus ao Papa
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Bookmark the permalink.