Oficinas, arte e flash tattoo: Feirinha do Quintal incentiva o empreendedorismo feminino em Maceió


Programação tem oficina de cerâmica fria e macramê. Próxima edição acontece no domingo (4). Feira movimenta economia e cultura em Maceió
Vinícius Calheiros/Arquivo pessoal
Berço cultural de Maceió, o bairro histórico do Jaraguá recebe nesse domingo (4) uma programação de fortalecimento do empreendedorismo feminino alagoano, com arte, exposições e muita música.
A Feirinha do Quintal acontece no Rua Dr. Rocha Cavalcante, que fica no beco ao lado da Câmara Municipal de Maceió.
O evento tem como objetivo promover um espaço inclusivo, onde mulheres possam expor e vender seus produtos, ter visibilidade, acessar redes de apoio e participar de atividades formativas. A feirinha ocorre mensalmente desde 2022.
“A ideia surgiu da necessidade de criar um ambiente acolhedor e acessível para que mulheres pudessem empreender com autonomia e segurança, ao mesmo tempo em que se valorizasse a cultura local e o bairro histórico de Jaraguá”, conta Ingrid Ferreira, realizadora do evento.
Nessa edição, mais de 25 expositoras mostram os seus trabalhos para o público. Além disso, o público também pode esperar flash tattoos vintage e de cultura pop, além de oficinas de macramê e cerâmica fria, onde muitas experiências serão trocadas.
A organizadora da oficina de cerâmica fria Rafaela Soares participa pela primeira vez da feira. Para ela o espaço é muito mais do que um local de vendas: é um encontro de criatividade, afeto e empreendedorismo local.
“O público pode esperar encontrar produtos únicos, feitos à mão com muito cuidado e criatividade. Cada expositor traz sua própria história e técnica, oferecendo desde peças de decoração, moda, acessórios, arte, até opções de presentes afetivos. Além disso, quem visitar vai viver uma experiência acolhedora, com muita troca, inspiração e valorização do trabalho local”, conta Rafaela Soares
Pela terceira vez no evento, a tatuadora Yasmim Oliveira fala sobre sua experiência. Para ela, a Feirinha é um espaço produtivo, onde as pessoas podem trocar experiências e se divertir.
“Muita gente nova acaba conhecendo nosso trabalho. Então além da visibilidade, fortalece a cultura alagoana e o empreendimento feminino, e também nossa experiência ao lidar com o público-alvo. Criamos conexões com outros trabalhos e pessoas, podemos crescer juntas”, diz.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Veja o que pode ser encontrado no evento
O empreendedorismo feminino em Alagoas
A cena feminina no estado está em crescimento e muitos programas e feiras vêm contribuindo para isso. De acordo com a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Alagoas tem 96.787 empresas comandadas por mulheres.
O ‘Banco da Mulher’, por exemplo, estimula o empreendedorismo feminino e fomenta a autonomia econômica e financeira das mulheres de Maceió. O Sebrae Delas também incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.
“Apesar dos avanços, o cenário ainda é desafiador. Muitas mulheres empreendem por necessidade, enfrentando barreiras como falta de acesso a crédito, redes de apoio e formação. A Feirinha surge como uma resposta concreta a essas dificuldades, oferecendo não apenas um espaço de venda, mas de fortalecimento coletivo e crescimento sustentável”, fala Ingrid.
Serviço
🗓️Data: 4 de maio
⏰Horário: 14h às 22h
📍Local: Rua Drº Rocha Cavalcante – Jaraguá
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Bookmark the permalink.