Polícia Militar pede destituição de presidente de conselho ligado à SSP após supostas ofensas; VÍDEO


Segundo o 21º BPM, presidente do Conseg de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá (SP), ofendeu policiais militares durante uma abordagem. O empresário Heribaldo Ferreira negou as acusações, mas pediu desculpas e disse estar afastado temporariamente do cargo. PM pede destituição de presidente de conselho após abordagem no litoral de SP
A Polícia Militar de Guarujá, no litoral de São Paulo, pediu a destituição do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Vicente de Carvalho, órgão ligado à Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo. A corporação alega que Heribaldo Ferreira ofendeu policiais durante uma abordagem. Ao g1, ele negou as acusações e disse ter sido afastado temporariamente. “Me senti humilhado”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo Heribaldo, ele chegava de carro na loja onde trabalha, na manhã de sábado (26), quando viu uma base móvel da PM bloqueando o trânsito na Avenida Santos Dumont. De acordo com ele, o motorista do veículo conversava com um motociclista, no meio da via pública.
“O motorista que estava atrás de mim buzinou, mas mesmo assim eles continuaram a conversar, fingiram que não havia ninguém atrás”, afirmou.
O empresário contou que, logo depois, estacionou o carro e foi abrir o comércio. Naquele momento, três policiais chegaram e iniciaram a abordagem, talvez por confundi-lo com a pessoa que buzinou.
Após a experiência negativa, Heribaldo gravou o vídeo, que acabou sendo divulgado nas redes sociais. Nas imagens, o empresário diz: “Bandido ele [PM] não faz nada, não. Como presidente do Conseg, isso é uma vergonha”.
O Batalhão da PM emitiu uma nota de repúdio, contra Heribaldo, após ele publicar o vídeo criticando a abordagem da PM (veja abaixo o posicionamento completo).
“Fui revistado, tudo. No momento, eu me senti realmente humilhado, porque as pessoas que estavam passando na frente não sabiam o que estava acontecendo. Eu, como comerciante, me senti realmente humilhado pelo que eles fizeram comigo”, afirmou.
Heribaldo foi abordado em frente à loja dele, em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá (SP)
Reprodução
Segundo a Polícia Militar, os agentes abordaram o empresário com respeito, mas Heribaldo não foi recíproco. Ele, por outro lado, disse que os policiais estavam bloqueando o trânsito da avenida momentos antes da abordagem, por isso teriam se sentido afrontados.
Heribaldo pediu desculpas e esclareceu que, como presidente do Conseg, trabalha em conjunto com a PM, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. “Simplesmente, eu só perguntava o que estava acontecendo. Então, se eu falei algo que desagradou eles, eu peço desculpa, não foi essa a intenção”.
Denúncia e afastamento
Segundo nota de repúdio divulgada pela PM, a corporação observou por meio das câmeras corporais dos PMs que a abordagem aconteceu “em um ambiente de respeito e urbanidade” por parte dos agentes, mas o empresário não foi recíproco.
A Polícia Militar e o 21º BPM disseram repudiar “veementemente” a atitude de Heribaldo e que o batalhão está abrindo uma reclamação formal no Conselho de Ética dos Consegs, além de pedir a destituição dele do cargo de presidência.
“Os policiais não possuem ‘bola de cristal’ e, quando suspeitam de alguma atitude, a forma de mitigar tal dúvida é fazendo a abordagem policial dentro dos padrões e normas estabelecidas pela Corporação, o que foi realizado em tal situação”, disse o texto.
Segundo Heribaldo, o vice-presidente do Conseg de Vicente de Carvalho assumiu temporariamente o cargo dele até que a apuração sobre os fatos sejam concluídas.
O g1 entrou em contato com a Polícia Militar e com a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP-SP), mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
Nota da Polícia Militar na íntegra
A Polícia Militar e o 21 BPM/I repudiam veementemente a atitude do Sr Heribaldo, presidente do Conseg da 2ª Cia (Vicente de Carvalho), ao ofender e desrespeitar os Policiais Militares que o submeteram a uma abordagem policial quando abria seu comércio na manhã de hoje, 26/04.
Observamos por meio das câmeras corporais dos policiais militares que a abordagem se deu em um ambiente de respeito e urbanidade por parte dos PM, sendo que estes não tiveram a devida reciprocidade do sr Heribaldo que, além de faltar com o respeito para com os policias, colocou em risco a segurança da abordagem.
Os policiais não possuem “bola de cristal” e quando suspeitam de alguma atitude, a forma de mitigar tal dúvida é fazendo a abordagem policial dentro dos padrões e normas estabelecidas pela Corporação, o que foi realizado em tal situação.
O 21 BPMI está abrindo uma reclamação formal no Conselho de Ética dos Consegs, e pedirá a destituição de tal cidadão do cargo de presidente de Conseg de Vicente de Carvalho.
O 21 BPMI e seus policiais não sentarão à mesa com pessoas que não respeitam o trabalho policial, principalmente se tais pessoas são aquelas que deveriam dar exemplo e zelar pelo respeito à Corporação e seus profissionais.
Michael Douglas Morais
Ten Cel PM Comandante do 21 BPMI
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Bookmark the permalink.