Paciente de SC é diagnosticado com Febre do Oropouche após viagem de trabalho

Morador de Xanxerê é diagnosticado com Febre do Oropouche após viagem de trabalho para SP

Paciente de SC é diagnosticado com Febre do Oropouche após viagem de trabalho – Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê/ND

Paciente de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, é diagnosticado com Febre do Oropouche após viagem de trabalho ao estado de São Paulo.

O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde do município, após exames no morador que apresentou sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya.

Paciente é diagnosticado com Febre do Oropouche após viagem

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, confirmou no dia 29 de abril um caso de Febre do Oropouche. A infecção foi identificada pela equipe de Vigilância Epidemiológica após atendimento a um paciente com sintomas semelhantes aos da Dengue e da Chikungunya.

Seguindo os protocolos de arboviroses, foram coletadas amostras para exames que investigam Dengue, Zika, Chikungunya, Oropouche e Mayaro. O resultado apontou positividade para o vírus Oropouche.

A partir da confirmação, uma investigação epidemiológica foi conduzida com o apoio da Regional de Saúde de Xanxerê. O levantamento concluiu que se trata de um caso importado.

O paciente havia viajado a trabalho para o estado de São Paulo na semana anterior à Páscoa, onde provavelmente contraiu o vírus. Com isso, as autoridades descartaram, até o momento, a possibilidade de transmissão local da doença em Xanxerê.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o paciente já está recuperado, sem apresentar complicações, e apto a retomar suas atividades profissionais.

O morador de Xanxerê foi diagnosticado com a Febre do Oropouche após viagem para São Paulo – Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê/ND

Sobre a Febre do Oropouche

A Febre do Oropouche é causada por um arbovírus da espécie Orthobunyavirus oropoucheense.

A transmissão ocorre tanto em áreas silvestres quanto urbanas, sendo o principal vetor o Culicoides paraensis, conhecido como mosquito-pólvora ou maruim.

Os sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares e articulares, náusea e diarreia, manifestações clínicas que podem ser confundidas com outras arboviroses.

Ainda não há tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo recomendados repouso, medicamentos para alívio dos sintomas e acompanhamento médico.

Bookmark the permalink.