Poços de Caldas conquista prêmio com projeto inovador de concessão turística


Poços de Caldas foi destaque no cenário ao vencer o Prêmio AMM Crédito: Divulgação

Poços de Caldas foi destaque no cenário ao vencer o Prêmio AMM – Boas Práticas de Gestão Municipal 2025, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), na categoria Turismo. A premiação foi entregue nesta terça-feira (6), durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte.
O reconhecimento veio com o projeto “Concessão de Uso do Circuito Turístico Integrado”, uma iniciativa pioneira que alia inovação, preservação ambiental e gestão eficiente dos principais atrativos turísticos da cidade. A proposta transformou a administração de pontos emblemáticos de Poços de Caldas: o Complexo Cristo Redentor, a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Complexo Véu das Noivas.
Crédito: Divulgação

Com uma estrutura baseada em parceria público-privada, o projeto visa à profissionalização da gestão turística, promovendo melhorias significativas na infraestrutura dos espaços, diversificação dos serviços oferecidos e valorização do patrimônio natural e histórico. Desde sua implementação, o modelo tem contribuído para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento socioeconômico do município.
Crédito: Divulgação

Para o prefeito Paulo Ney de Castro Júnior, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho visionário e bem executado.
“Ganhar esse prêmio da AMM significa que fomos reconhecidos por boas práticas, e o que Poços de Caldas fez na concessão dos atrativos turísticos realmente é um modelo para o estado inteiro. É a única cidade do Brasil com menos de 200 mil habitantes que fez uma concessão total de atrativos turísticos. Então, dessa maneira, a gente influencia e convida os outros municípios a visitarem a nossa cidade e ver como ela se transformou. Isso reverbera não só na região de Poços, mas também em municípios de São Paulo. Tivemos o turismo estagnado por muito tempo, e, agora, com esse projeto que foi merecedor deste prêmio da AMM, é outra cidade que está crescendo cada vez mais”, destacou o prefeito.
Crédito: Divulgação

Prêmio
O Prêmio AMM – Boas Práticas de Gestão Municipal visa valorizar ações inovadoras nas administrações públicas mineiras, que gerem impacto positivo na vida da população. Os projetos são avaliados por especialistas da AMM, do Governo Estadual e de instituições acadêmicas. Ao todo, 12 finalistas foram selecionados para apresentar suas experiências no Congresso, com os vencedores anunciados oficialmente durante o evento.
Crédito: Divulgação

O projeto de Poços de Caldas reforça a importância de estratégias sustentáveis e criativas na condução da gestão pública, servindo como exemplo para municípios de todo o país. Com a vitória, a cidade consolida sua posição de referência no turismo mineiro e nacional, com planejamento, inovação e parcerias bem estruturadas.
Serviço
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Site: pocosdecaldas.mg.gov.br
Instagram: @prefeituradepocos
Facebook: @prefeituradepocosdecaldas
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Bookmark the permalink.