Como Joinville freou a dengue com redução de 98,94% dos casos em 2025

Combate a dengue em Joinville

Como Joinville reduziu em 98,94% os casos de dengue nos primeiros meses de 2025 – Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville/ND

Joinville (SC) reduziu em 98,94% os casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação com 2024. Enquanto no ano passado foram registrados 58.322 casos e 66 óbitos, neste ano foram 622 casos e nenhuma morte.

A redução dos casos está relacionada a uma série de ações implementadas ao longo do último ano, como o uso de novas tecnologias, o aumento das visitas domiciliares e iniciativas de conscientização e prevenção.

Monitoramento constante contra a dengue

O monitoramento constante da situação epidemiológica tem sido uma das estratégias adotadas por Joinville no enfrentamento à dengue. A cidade acompanha semanalmente os dados dos casos, o que possibilita respostas mais rápidas e a identificação de áreas com maior incidência da doença.

Tecnologia e ciência no combate ao Aedes aegypti - PMJlle/Reprodução

1
6

Tecnologia e ciência no combate ao Aedes aegypti – PMJlle/Reprodução

Monitoramento constante como estratégia de controle - Prefeitura Municipal de Joinville/Reprodução/ND

2
6

Monitoramento constante como estratégia de controle – Prefeitura Municipal de Joinville/Reprodução/ND

Ações educativas e visitas domiciliares como ferramentas de prevenção - Divulgação Prefeitura de Joinville/ND

3
6

Ações educativas e visitas domiciliares como ferramentas de prevenção – Divulgação Prefeitura de Joinville/ND

Mutirões e parcerias fortalecem o combate à doença - Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

4
6

Mutirões e parcerias fortalecem o combate à doença – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya - Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

5
6

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Joinville inicia nova fase de método inovador contra a dengue - Prefeitura Municipal de Joinville/Divulgação/ND

6
6

Joinville inicia nova fase de método inovador contra a dengue – Prefeitura Municipal de Joinville/Divulgação/ND

Com base nas semanas epidemiológicas, a Secretaria da Saúde ajusta suas ações conforme a necessidade.

“Nossas equipes se reúnem e avaliam detalhadamente esses dados. Vemos, por exemplo, as regiões onde estão sendo registrados mais casos de dengue para que os agentes possam intensificar as visitas às residências, incentivamos as ações do Detetives da Dengue junto às crianças, organizamos os mutirões de combate à dengue que contam com o apoio de várias secretarias, entidades e voluntários”, explica a prefeita em exercício, Rejane Gambin.

Eliminação de criadouros

Entre janeiro e abril de 2025, os agentes de combate às endemias realizaram mais de 329 mil visitas a residências e estabelecimentos comerciais, além de quatro mutirões em áreas com maior incidência de casos.

Nessas ações, foram promovidas atividades de limpeza, eliminação de focos de água parada e orientação à população sobre medidas de prevenção à dengue.

As iniciativas contaram com a participação de diferentes setores da administração pública, entidades e voluntários, em um esforço conjunto voltado ao controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Método Wolbachia

Uma das estratégias utilizadas por Joinville no controle da dengue foi a adoção do método Wolbachia, que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia.

Essa bactéria, que não oferece risco à saúde humana, reduz a capacidade do mosquito de transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Método Wolbachia já é utilizado em Joinville – Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville/ND

O método foi implantado em 40 regiões da cidade e é considerado uma medida de controle a médio e longo prazo. A técnica faz parte de uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Joinville, Fiocruz, World Mosquito Program, Governo de Santa Catarina e Ministério da Saúde.

Segundo a gestão municipal, a estratégia será expandida nos próximos meses para novas áreas da cidade, abrangendo aproximadamente 150 mil pessoas.

Bookmark the permalink.