Nem meteoro, nem nave espacial, objeto avistado no céu de Brasília era fragmento de foguete

Nem meteoro, nem nave espacial, objeto avistado no céu de Brasília era fragmento de fogueteTiago Fernandes

Na noite de quarta-feira (14), moradores do Distrito Federal testemunharam um clarão atravessando o céu. O fenômeno também atingiu outros estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Inicialmente confundido com um meteoro, o ovni (objeto voador não identificado) foi confirmado como um fragmento de um foguete Falcon 9 pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

O fragmento que se despedaçou ao entrar na atmosfera seria da empresa Space X, de propriedade do bilionário Elon Musk. Segundo a Bramon, o objeto foi lançado em 5 de agosto de 2014 durante a missão que colocou em órbita o satélite de comunicações geoestacionário AsiaSat 8. Após concluir sua função, essa parte do foguete permaneceu em órbita como lixo espacial, até que sua trajetória decaiu.

O fenômeno aconteceu por volta de 18h20, chamando atenção tanto pelo brilho quanto pela ampla área de visibilidade, sendo registrado por câmeras de diferentes lugares. Nas redes sociais, moradores de Samambaia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Águas Lindas e até Sobradinho disseram ter avistado a bola de fogo. “Assim que meu filho viu começou a filmar, na hora tínhamos certeza que se tratava de um cometa”, comentou uma moradora do Setor O.

Confira um dos registro publicados no Instagram:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por GPS – Portal de Notícias | Revista | Brasília (@gpslifetime)

Eventos como este reforçam a importância do monitoramento contínuo de objetos em órbita. Para os especialistas da Bramon, identificar e rastrear o chamado “lixo espacial” é essencial para compreender melhor esses fenômenos e garantir a segurança em tempos de crescente atividade espacial.

 

The post Nem meteoro, nem nave espacial, objeto avistado no céu de Brasília era fragmento de foguete first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Bookmark the permalink.